A importância de um check-up

José Santos // Janeiro 3, 2019
Partilhar

Início de um novo ano, muitos novos planos e projetos pessoais, familiares e profissionais. Mas, consegue atingir todas as suas metas e superar os desafios se não tiver a maior riqueza de todas? Estou a falar sobre a sua própria saúde.

A saúde é como uma coroa na cabeça da pessoas saudáveis, que apenas os doentes conseguem ver.”

Robin Sharma

Esta citação de Robin Sharma, um famoso coach, refere-se ao facto de apenas darmos valor ao que não temos – e, neste caso à nossa saúde.

Neste início do ano dê prioridade a si próprio. Cuide do seu corpo e mente como um só.

Uma das formas de começar este cuidado é fazer uma visita ao seu médico assistente – uma consulta de vigilância ou como se costuma dizer: um check-up. Mas, para que serve essa consulta? Para fazer análises? Pedir exames a tudo?

Porque deve marcar uma consulta de vigilância?

Como já referi em textos anteriores, os exames servem essencialmente para ajudar a tirar dúvidas diagnósticas – apenas uns poucos servem para fazer rastreios – como são, por exemplo, o caso da colonoscopia, a mamografia ou a colpocitologia (“Papa Nicolau”), que deverão ser adequados à história clínica e idade de cada pessoa, de modo a que possam ser úteis.

Qual a finalidade de um check-up?

Como também nós, médicos, devemos fazer consultas de rotina com os nossos médicos de família, vou falar-vos daquilo que eu espero da minha própria consulta de check-up: espero que a minha médica me pergunte se tenho queixas ou sintomas, mas em especial, espero que ela me questione sobre os meus pilares da saúde: sono, alimentação, relaxamento, relações sociais e gestão de emoções / stress.

Estarei preparado para que ela me questione sobre estes temas, para que me oiça atentamente e que me observe: peso, perímetro abdominal, auscultação cardíaca e pulmonar e outras técnicas que ela ache conveniente e útil, como medir tensão arterial e outras.

A importância de uma Plano de Saúde adequado a cada pessoa

No final da conversa e observação, espero que me proponha um Plano de Saúde – de manutenção ou reabilitação da mesma – um plano que pode necessitar de mais informação para ser elaborado e, nesse caso, ela pode optar por pedir análises, radiografias, eletrocardiograma e outros exames complementares de diagnóstico – de modo que em conjunto possamos delinear uma estratégia para proteger a minha saúde, reforçar as minhas “raízes” e manter a doença longe da minha vida.

Não descure a suas emoções, elas são importantes na conversa com o seu médico.

Como está a qualidade do seu sono? Consegue relaxar ou apenas se distrai em frente de um ecrã? Sabe o que deve comer ou tem dúvidas sobre o que é uma boa alimentação? Como está a sua vida sexual? Está bem integrado na sua vida social? Gosta do trabalho que tem? Sente-se valorizado em casa? Anda cansado? Triste?

Todos estes temas e muitos outros são fundamentais neste check-up.

O seu médico é o seu melhor “seguro de saúde”.

Não aceite menos e não se limite a fazer exames – isso não é suficiente – é da sua fortuna pessoal que estamos a falar – proteja a sua saúde!

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais