Alimentação Vegetariana

Maria Santana Lopes // Março 9, 2017
Partilhar

Tem vindo a aumentar o número de indivíduos vegetarianos e não vegetarianos com interesse em optar por refeições vegetarianas. As razões são diversas, desde a saúde até à proteção do ambiente.

O que é uma dieta vegetariana?

Dieta vegetariana é um termo utilizado para descrever um padrão alimentar que utiliza predominantemente os produtos de origem vegetal. Exclui sempre a carne e o pescado, mas pode incluir ovos ou lacticínios. A inclusão de laticínios e/ou ovos é um dos principais fatores de diferenciação das dietas vegetarianas. Os cereais, hortícolas, fruta, leguminosas, frutos secos e sementes são os alimentos comuns aos vários tipos de dietas vegetarianas.

Tipos de dietas vegetarianas:

A alimentação vegetariana pode classificar-se como:

  • Ovolactovegetariana – exclui carne e pescado, inclui ovos e laticínios;
  • Lactovegetariana – exclui carne, pescado e ovos, inclui laticínios;
  • Ovovegetariana – exclui carne, pescado e laticínios, inclui ovos;
  • Vegetariana estrita e vegana – exclui todos os alimentos de origem animal.

Que alimentos fazem parte de uma alimentação vegetariana?

Os alimentos que costumam constituir uma alimentação vegetariana são:

  • Fruta;
  • Hortícolas;
  • Laticínios ou alternativas;
  • Leguminosas;
  • Tofu;
  • Miso;
  • Algas;
  • Cereais e tubérculos;
  • Frutos gordos e sementes;
  • Gorduras;
  • Ovo.

Nos últimos anos, acumulou-se evidência científica a favor do aumento do consumo de produtos de origem vegetal na nossa alimentação. Inicialmente, foram descritas as vantagens da ingestão de diversas substâncias presentes nos vegetais, principalmente vitaminas e minerais, capazes de reduzir os riscos de deficiência nutricional. A descoberta de novas substâncias presentes nos produtos de origem vegetal, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, capazes de proteger as células, aumentou o interesse pelo consumo de vegetais, em particular fruta e hortícolas.

Quais são os benefícios do consumo de produtos de origem vegetal?

Atualmente, são conhecidos os benefícios do consumo de produtos de origem vegetal e o seu papel na prevenção da doença, nomeadamente na prevenção de doenças muito prevalentes na nossa sociedade, tais como a diabetes, a doença oncológica, a obesidade e a doença cardiovascular. 

Estudos comprovam que não só é importante consumir regularmente produtos de origem vegetal, como alertam também para o facto de que, quando há uma alimentação exclusivamente baseada nestes produtos, pode ser igualmente ou mais protectora da saúde humana. Quando bem planeada, uma dieta vegetariana pode preencher todas as necessidades nutricionais do ser humano e pode ser adaptada a todas as fases do ciclo de vida, desde a gravidez até aos idosos ou até mesmo aos atletas.

A importância de ser acompanhado por um profissional de saúde:

Para que não haja nenhum tipo de deficiências nutricionais, este tipo de alimentação deve ser estudado e avaliado se possível por algum profissional de saúde que o possa aconselhar. É preciso garantir a biodisponibilidade de alguns nutrientes como: proteínas, ácidos gordos essenciais, vitamina B12, vitamina D, iodo, ferro, cálcio, zinco e também do valor energético. É importante também que exista diversidade alimentar e no caso da vitamina B12, dada a inexistência de fontes nutricionais numa dieta vegana, ser obtida através de alimentos enriquecidos e/ou por suplementos alimentares.A adoção de uma dieta vegetariana não implica, à partida, mais saúde. São necessárias escolhas alimentares adequadas e um estilo de vida saudável, tal como na dieta não vegetariana. Uma dieta vegetariana, se mal planeada, com défice de nutrientes ou com excesso de sal ou gordura, por exemplo, pode ser bastante prejudicial para a saúde.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais