6 boas razões para beber chá

Tâmara Castelo // Dezembro 15, 2018
Partilhar

Aquece, reconforta, aconchega, serve de pretexto para longas conversas e traz bastantes benefícios para o organismo. Estamos a falar de quê? De chá. Nas terras de sua majestade, é tradição beber-se às cinco, mas a verdade é que qualquer hora é boa para desfrutar desta bebida. E, com a chegada do tempo frio, quem é que não gosta de estar no sofá, enroladinho na manta, a beber um chá bem quentinho?

Aqui vão 6 (boas) razões para beber um cházinho:

  1. É hidratante Vários estudos descrevem o chá como uma excelente fonte de hidratação, logo a seguir à água;
  2. É antioxidante – Combate o envelhecimento, devido ao seu elevado conteúdo em flavonoides (fitonutrientes com forte ação antioxidante). Esta propriedade faz do chá um fiel aliado do coração, evitando a aterosclerose, reduzindo a tensão arterial e o risco de enfarte;
  3. Tanto pode ser excitante como relaxante – O chá contém L-teanina e baixos níveis de cafeína o que, para além de mais benéfico para a saúde, ajuda a manter a pessoa em alerta. A L-teanina produz efeitos tranquilizantes no cérebro, induzindo o relaxamento sem causar sonolência;
  4. É anti-infeccioso – Os taninos (fitonutrientes com ação adstringente) não só conferem ao chá o seu sabor ligeiramente amargo, como também as suas qualidades antivirais e antibacterianas. Segundo alguns especialistas, combatem inclusive o vírus da gripe, o herpes simplex e a hepatite crónica;
  5. É anticancerígeno – Os seus compostos, sobretudo os do chá verde, exercem um papel protetor contra as células tumorais do pulmão, pele, próstata e estômago. Para além disso, atua contra agentes cancerígenos como as nitrosaminas;
  6. Protege os dentes – Contém flúor, que contribui para o endurecimento do esmalte dentário. É por esta razão que os japoneses aconselham os seus filhos a beberem chá verde depois de comerem doces. No entanto, não pode ser usado como substituto de uma boa higiene oral já que a desvantagem do chá é a de poder manchar os dentes.

E, qual o melhor chá para determinada situação?

Retenção de líquidos e inchaço:

. Chá de barbas de milho

As barbas de milho são muito diuréticas e ajudam a evitar retenção de líquidos, drenando os líquidos em excesso. Utilize uma colher e meia de sopa de barbas de milho para cada meio litro de água e deixe ferver por uns minutos. Em seguida, coe a mistura e está pronto a servir. Mas, atenção: não deve beber mais do que uma chávena deste chá num intervalo de 12 horas.

. Chá de dente-de-leão 

Para preparar este chá, pode utilizar a raiz ou as folhas – e até mesmo as flores. Junte um pouco de dente-de-leão a um litro de água, ferva uns minutos e coe.

Digestão fácil:

. Chá de hortelã

Use fresca, sempre que possível. É uma ótima infusão para tomar depois da refeição, porque vai ajudar a acelerar a atividade digestiva.

. Chá de camomila

Pode usar camomila fresca ou seca – o ideal é recorrer sempre a flores e não a saquetas, para um efeito mais eficaz. A camomila ajuda a regularizar a função digestiva.

Gripe e constipação:

. Chá de limão e gengibre

O que vai precisar?

  • 1 chávena de água;
  • Gengibre descascado e partido em bocados;
  • Sumo de meio limão;
  • 1 colher de sopa de mel.

Como fazer?

Ferva a água com o gengibre durante aproximadamente 10 min. Adicione o mel e o sumo de limão. Se desejar pode juntar umas folhas de hortelã.

. Chá de sabugueiro

O que vai precisar?

  • 1 chávena de água;
  • 1 colher de sopa de flores de sabugueiro;
  • 1 colher de sopa de mel.

Como fazer?

Ferva a água e adicione as flores de sabugueiro. Deixe repousar durante uns minutos. Adoce com o mel.

. Chá de laranja

O que vai precisar?

  • 1 chávena de água;
  • 1 limão;
  • 2 laranjas;
  • 2 colheres de mel.

Como fazer?

Descasque as laranjas e o limão, e ferva as cascas com a água durante cerca de 15 minutos. Junte o sumo da fruta e ferva por mais 10 minutos. Desligue o lume e coe a água. Adoce com o mel.

Nervos e Ansiedade:

. Chá de camomila

. Chá de cidreira

. Chá de valeriana

. Chá de passiflora

No que toca a chás, sempre que possível use mesmo as ervas, sejam elas secas ou frescas. Caso não seja possível, opte por saquetas. Se tiver mesmo que adoçar, prefira mel ainda que em pequenas quantidades.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais