7 dicas para gerir o tempo nas férias

Fátima Lopes // Junho 28, 2018
Partilhar

É curioso porque passamos meses a sonhar e a rezar pelas férias, e quando elas finalmente chegam nem sempre nos é fácil desligar o botão. Eu tenho por hábito organizar-me de maneira a fazer tudo a nível de trabalho, antes de ir descansar. Isto porque uma vez de férias, faço questão de respeitar o meu descanso e o tempo com quem está comigo. No verão as férias são sempre com os meus filhos e, por isso, é um misto entre lagartear ao sol e divertirmo-nos com actividades que nos façam felizes.

Tenho vários amigos com filhos que ficam muito stressados com a gestão do tempo nas férias. Acho que a preocupação está em quererem fazer mil e uma coisas e acharem que se não o fizerem, as férias não vão ser divertidas, nem para eles nem para os miúdos. Não é assim. Os nossos filhos devem ser ensinados que há vários tempos e ritmos também nas férias. Mais. Que os pais já eram gente antes deles nascerem e, por isso, também precisam do seu tempo, dos seus prazeres e do seu ritmo. Isto para que as férias sejam efectivamente boas para todos.

Deixo aqui 7 dicas para gerir o tempo nas férias, quando se tem filhos, de forma a aproveitá-lo da melhor forma. É claro que se os seus filhos forem bebés ou muito pequenos, muitas destas dicas ainda não podem ser usadas. Mas, quando já for possível, ponha-as em prática:

1. Conversem sobre o local para onde vão.

Umas semanas antes de irem de férias, conversem sobre o local para onde vão. Até pode ser para a casa de uns familiares ou amigos, onde já vão há muito tempo. Não interessa. Pergunte aos seus filhos o que gostavam de fazer nesse local. Actividades, experiências, vontades. Escreva num bloco à frente deles.

2. Manifeste as suas próprias vontades.

Diga-lhes também o que quer fazer. Vontades conjuntas ou não. Pode ter o mesmo objectivo que eles, de fazer uma aulas de surf, por exemplo, mas, além disso, querer ainda ler um livro novo que comprou. E, para isso precisa de tempo para estar descansada, sem ser interrompida de 5 em 5 minutos com perguntas e pedidos. Deixe claro que esse é um objectivo tão válido e importante quanto todos os que fazem parte da lista deles.

3. Não use relógio nas férias.

Pode parecer secundário, mas não é. O relógio escraviza-nos e nós nem nos apercebemos disso. Acorde quando acordar ou quando os seus filhos o forem acordar, dentro de horários razoáveis, para pais e filhos. Deixe que o dia flua sem estar a pensar se já são horas disto ou daquilo, ou que a esta hora já devia … Se num dia toma o pequeno almoço às 8h e no outro às 10h, não interessa. Se calhar precisaram todos de dormir mais ou estão mais lentos a fazer as coisas. Nas férias isso não é problema. Não imponha as regras dos períodos de trabalho.

4. Integre os filhos nas tarefas que têm de ser feitas.

Se as férias são para todos, peça-lhes que ajudem a preparar as refeições ou a limpar o espaço, se tiver estas responsabilidades a seu cargo. Faça-os perceber que dividir o trabalho por todos, faz com que fiquem livres mais rápido para aproveitar o tempo da melhor forma.

5. Decidam conjuntamente o que vão fazer em cada dia.

Não é sair de casa com uma agenda preenchida para os 15 dias. É mais ou menos programar quando vão a um determinado sítio ou actividade, que exige mais organização ou tempo.

6. Permita-se não fazer nada.

Nos dias em que tiver um ataque de preguiça aguda, procure respeitar. Saiam sem destino e sem planos para nada.

7. Seja criança.

Se calhar está a pensar, mas o que é que isso tem a ver com gestão de tempo? A verdade é que quando alinhamos nas brincadeiras e palhaçadas dos nossos filhos, multiplica-se a nossa alegria e a nossa energia. E, a sensação que fica, é que aproveitámos muito bem o tempo, como se este se tivesse finalmente tornado elástico. Brinque, ria, faça asneiras com os miúdos. Eles vão adorar e você também.

Boas férias.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais