A saúde é a “última bolacha do pacote”

Alexandra Bento // Dezembro 4, 2018
Partilhar

Bolachas ou biscoitos. Com chocolate, canela ou doce de morango. As opções são imensas: diversos formatos e texturas, diferentes coberturas e recheios. A farinha é o ingrediente principal, mas as gorduras, os açúcares e o sal também lá estão, por vezes em quantidades significativas.

Serão as bolachas um bom snack entre as principais refeições?

Na azáfama do dia-a-dia, miúdos e graúdos vêem as bolachas como um bom snack entre refeições. O retrato do hábitos alimentares dos portugueses indica-nos que só as crianças consomem bolachas e biscoitos em metade dos dias da semana, mas são os adolescentes que consomem uma maior quantidade destes produtos alimentares.

É excessivo! É sabido que, nestas idades, os maus hábitos alimentares refletem-se em doenças crónicas no futuro. Como “de pequenino é que se torce o pepino”, porque não habituarmos as nossas crianças a substituir as bolachas por pão?

Reconhece-se que, por serem práticas, amplamente disponíveis e apreciadas por uma grande maioria de pessoas, a sua substituição nem sempre é fácil. Nesse caso, é de extrema importância dar mais atenção aos rótulos. Não se trata de uma tarefa fácil. Mas, aqui ficam, por isso, algumas sugestões para fazer uma escolha mais acertada, lendo o rótulo das bolachas.

4 dicas que vão ajudar a escolher as bolachas mais acertadas:

  1. Saiba que os ingredientes aparecem por ordem decrescente de peso, ou seja, de quantidade;
  2. Dê preferência a bolachas em que o açúcar e a gordura não aparecem em primeiro lugar nos ingredientes;
  3. Quanto maior for a lista de ingredientes da bolacha, o mais provável é que seja uma má escolha;
  4. A indicação da quantidade de cada nutriente permite fazer uma comparação entre bolachas; Ou seja: quanto mais elevado for o valor energético, o valor de gordura, de açúcares e de sal, menos saudável será a bolacha.

Quais são as melhores bolachas?

Agora que já tem algumas informações de ouro para auxiliar nas suas escolhas, opte por bolachas simples, confeccionadas apenas com farinha e água, e com pouco ou nenhum sal. E, claro, faça-o com moderação, privilegiando nas suas compras o nosso tradicional pão, porque a saúde é um bem maior ou, como se costuma dizer, é mesmo a “última bolacha do pacote”.

Depois do que leu não acha que é melhor comer pão?

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais