“Ano Novo, Vida Nova” - Um pedido pouco claro…

Fátima Lopes // Dezembro 31, 2021
Partilhar
Ano Novo
Ano Novo

“Ano novo, vida nova.” Esta é daquelas frases que ouvimos repetidamente todos os anos, quando se aproxima o final de mais um ano. Já se banalizou e parece-me que poucos lhe prestam verdadeira atenção.

Uma das razões é porque “vida nova” é um objetivo muito grande, que nos parece logo à partida meio megalómano. A experiência de vida mostra-nos que não são assim tantas as pessoas que conseguem fazer mudanças de 180 graus na vida. Também é verdade que nem todas as pessoas precisam de fazer mudanças dessa envergadura. Há áreas da vida que se calhar estão bem. E isso é o quê? É estarem exatamente como desejam. 

Para que esta não seja uma frase feita, o melhor é projetar “Ano novo, novas mudanças”. Ou “Ano novo, novos capítulos”. Ou “Ano novo, novos desafios”. Porque isto sim, parece-me tangível. 

Quando ambicionamos algo muito grande, sem dedicarmos tempo e foco às etapas que são necessárias percorrer até lá chegar, ficamos à toa. O melhor é projetar algo mais real e mensurável

A nossa mente precisa de se preparar para nos ajudar naquilo que desejamos.

Se lhe colocamos à frente algo que ela não decifra, porque não é concreto ou parece muito longínquo, como “Ano novo vida nova”, a mente sente dificuldade em fazer equipa connosco. Se eu projeto novos capítulos ou novos desafios e a seguir, concretizo, aí sim começa o processo de construção. 

Por exemplo, se eu projetar ano novo, um novo capítulo no trabalho de formação que estou a fazer com as empresas, com workshops de comunicação por setores, isto sim, é concreto. Ou ano novo, novas mudanças na minha vida pessoal, com agendamento de uma hora diária só para mim, percebo onde está o meu foco. Dá-nos ânimo olhar para os objetivos e perceber que são possíveis de alcançar. Que não queremos tudo de uma vez, mas sim, faseado. 

Reunir as condições para uma mudança para melhor 

Conhecem com certeza pessoas, que deixaram de praticar desporto há anos, ou nunca o fizeram, e que todos os anos prometem que a partir de 02 de Janeiro vão passar a ir ao ginásio todos os dias. O “todos os dias” é o ano novo, vida nova. O mais provável é que comecem com entusiasmo nas primeiras semanas, mas depois, por um obstáculo qualquer que as impede de cumprir um dia e mais outro, lembram-se que a promessa era “todos os dias”. Portanto, o melhor é parar para não continuar em incumprimento. 

O mais correto é formular que “em 2022 quero retomar a atividade física e fazer desporto, no mínimo, 2 vezes por semana”. Provavelmente vai-me dizer: “mas isso é muito pouco!”. Eu respondo: “Comece com pouco para que sinta que consegue cumprir sempre, sem falhas, nem desculpas. Quando esta for uma certeza, dê os parabéns a si próprio/a e se for possível renegocie para mais uma vez”. E assim sucessivamente. Aí sim, estão reunidas as condições para uma mudança para melhor que veio para ficar. Agora termine você a frase: “Ano novo, ……”.

Feliz Ano Novo

Nota: Fotografia por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais