Aprendizagem para quem não tem medo de si, nem da vida

Fátima Lopes // Setembro 5, 2022
Partilhar
aprendizagem
aprendizagem

Quando estava a analisar com a minha equipa quais os temas que queríamos abordar aqui, no Simply Flow,  concluímos que “Aprendizagem” merecia esse destaque. Talvez por nos termos vindo a aperceber que quando se fala em aprendizagem, há uma tendência generalizada de pensar em conhecimento intelectual. Mas basta uma consulta rápida ao dicionário de Português para lembrar que aprendizagem é muito mais que isso:

1. Acto ou efeito de aprender;

2. Tempo durante o qual se aprende;

3. Experiência que tem quem aprendeu.

Pegando na primeira descrição, eu diria que nela cabe tudo. Toda e qualquer fonte de informação, experiência ou situação que me acrescente algum tipo de conhecimento é uma aprendizagem. 

Como podemos aprender mais?

Podemos aprender com livros, com cursos, com palestras ou com outra das inúmeras fontes de conhecimento intelectual. Mas também podemos aprender a partir da acção, do pôr a mão na massa, do fazer algo que até aí não tínhamos feito

Por exemplo, a pessoa que decide pela primeira vez trabalhar a terra e fazer a sua horta, é provável que tenha pouco conhecimento e que não o faça bem. Será a repetição, a capacidade de identificar os erros e de os corrigir, a eventual ajuda de alguém já conhecedor da área, que irá permitir uma progressiva aprendizagem até que consiga fazer bem a tarefa a que se propôs. 

Gostava de aqui dar mais destaque, à aprendizagem decorrente da acção. Da experiência. 

O ser humano aprende muito quando se atreve a fazer coisas, principalmente se forem novas. Não me refiro à aprendizagem decorrente de um trabalho puramente intelectual. Refiro-me a algo mais físico. O trabalhar a terra, o pintar, serrar, limpar, arrumar, cozinhar. Tudo isso decorre num tempo durante o qual se aprende. 

Há outra aprendizagem valiosíssima que resulta de sabermos ouvir. 

Já os antigos diziam que “saber ouvir é uma grande virtude”. Concordo a 100%. Enquanto ouvimos o outro aprendemos sempre alguma coisa, nem que seja o que não queremos ser. É na relação connosco, com os outros e com as experiências da vida que surge a aprendizagem a nível emocional. Sem ela seremos sempre apenas grandes incapazes e pessoas muito limitadas. 

E a aprender através da contemplação e do silêncio? Sim, também é possível. 

Por fim, gostava de falar do valor da aprendizagem decorrente da inacção e do silêncio. A simples contemplação, seja do que for, e a apreciação do silêncio são poderosas fontes de aprendizagem que não estão ao alcance de todos. Apenas daqueles que não têm medo de si, nem da vida. 

Nota: Fotografia por Verónica Silva 

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais