Atreve-te

Fátima Lopes // Dezembro 6, 2021
Partilhar
Atreve-te
Atreve-te

Atreve-te. Esta é uma palavra que eu gostaria que fosse mais estimada e mais valorizada. Por isso, decidi finalizar o ano de 2021 no Simply Flow, o tema mensal: “Atreve-te”. 

Quando se pensa em atrevimento, muitas vezes é-lhe dado imediatamente uma conotação negativa. Para alguns, o significado tem uma relação negativa e exclusiva com a sexualidade. Porém, o atrever é um verbo cheio de valor e de poder. 

Atrever é um verbo cheio de valor e de poder.

Nas minhas palestras, gosto de desafiar quem me está a ouvir com esta palavra: atrevimento. Isto porque quando olhamos para o atrevimento como um passo que damos em frente, como uma decisão de deixar a nossa zona de conforto e ir em busca de outro caminho, de outra experiência, de um crescimento pessoal, de uma outra forma de fazer, então o atrevimento passa a ficar pintado das cores das experiências que nos acrescentam. Atrever é isto. 

Atrever é querer acrescentar novas cores à paleta da nossa vida.

É experimentar, é arriscar, é querer acrescentar novas cores à paleta da nossa vida, quando achamos que algo já não se adequa. É como se descobríssemos cores novas e as associássemos à nossa vida e com isso entrássemos num novo caminho. 

Atrever é escolher fazer acontecer.

O atrever é também o abrir os braços para a vida, não permitindo que o medo ocupe demasiado espaço. É escolher fazer acontecer. É isso que é o atrever. É o reconhecimento do medo, que pode existir, mas não deixar que nos bloqueie ou que nos impeça de avançar ou de crescer. 

A palavra “atrever” é algo que pode ser muito impactante para nós.  

E a imagem que eu tenho ao pensar neste verbo, é a de um passarinho que, quando a mãe considera que ele está preparado para voar, o coloca à beirinha do ninho e diz: “Vai filho, atreve-te. Abre as asas e voa”. 

Abre as asas e voa.

O atrever tem esta carga extremamente positiva e desafiante, que pode produzir muitas borboletas no estômago, mas que sem as trazermos para a nossa vida e as experimentarmos, tudo fica morno e igual. A vida deixa de nos surpreender.

Neste mês de Dezembro, atrevam-se. 

Comecem já a fazer um balanço deste ano. Se calhar não é possível fazer grandes planos porque a vida já nos ensinou que o melhor é viver um dia de cada vez, preparando-nos para que tudo mude no minuto seguinte. Mas, atrevermo-nos pode ser já hoje! Não precisa de ser amanhã! E quem sabe assim, fazemos já a diferença na nossa vida!

Nota: Fotografia por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais