Bolos Saudáveis, Celebrações Felizes

Daniela Ricardo // Maio 23, 2019
Partilhar

Eu adoro celebrar.

Celebrar ou celebração é um termo com origem na palavra do latim celebratĭo, e refere-se à acção de festejar, comemorar. Nada melhor do que festejar e de o fazer com bolos festivos saudáveis e caseiros.

Os aniversários, por exemplo, são um excelente pretexto para celebrar e, normalmente, são sinónimos de excessos a nível alimentar. Não tem de ser dessa forma. É possível fazer bolos fofinhos, bonitos e super saborosos, mais conscientes, naturais e caseiros e de uma forma descomplicada.

Com o pretexto de celebrar neste mês de maio, celebrar a fé, celebrar o aniversário da nossa querida Fátima Lopes, fiz estas receitas de bolos festivos, super saborosos, sem açúcar de cana, sem lactose e 100% vegetais, 100% festivos e super fáceis de fazer.

Bolos festivos, saborosos e saudáveis!

Como o meu ponto fraco é o chocolate, talvez pelo facto de ter estado impedida de o comer durante tantos anos, por ter desenvolvido uma alergia, agora quase sempre que celebro, este ingrediente está presente, como um apontamento, ou como o rei da festa.

Tenho sempre a preocupação de comprar chocolate biológico, de preferência com um teor de cacau acima dos 85% e de comércio justo. Este é daqueles ingredientes que não conseguimos que seja local e sazonal (em Portugal), e por isso, na minha opinião, deve ser usado com parcimónia no dia-a-dia.

Comer local e sazonal ajuda a que a nossa adaptação seja mais rápida ao meio em que estamos inseridos, aumentando a nossa imunidade e a nossa resistência a doenças, pelo que deve ser um dos focos da nossa alimentação diária.

Mesmo na hora de celebrar podemos ter estas considerações presentes e fazer bolos festivos conscientes e naturais. Os bolos que apresento são do gosto de miúdos e graúdos, pois alegram as vistas e aguçam as papilas gustativas.

Ementas de celebrações

Apesar das receitas que apresento serem de bolos, os aniversários e celebrações de uma forma geral, têm mais variedade de alimentos. A minha sugestão é que se faça um menu festivo saudável, com incidência em frutas e legumes, e com pouco recurso a açúcares refinados e gorduras saturadas.

A minha sugestão é que tenha gelatinas feitas com fruta de verdade, pipocas caseiras, mousse de chocolate saudável (como a que apresento num dos bolos), ou mousse de fruta, frutas cortadas e descascadas, cenouras baby cruas com hummus e ou outros patês vegetais.

Normalmente as crianças apesar de gastarem muita energia a brincar, não comem muito em festas. A diversão vem sempre em primeiro lugar! Petiscam algumas coisas, mas só as de que gostam mais. As que indico em cima costumam ter bastante sucesso, principalmente se já estiverem divididas em pequenas porções e se forem fáceis de comer.

O Bolo de Aniversário é algo que não passa indiferente a ninguém. Todos adoram e por isso vamos passar a eles para que as celebrações sejam muito felizes.

Bolo de Matcha e Framboesa

Todos nós gostamos de bolos coloridos que sejam diferentes. Este é muito apelativo e apesar de ter feito apenas com duas camadas poderíamos fazer muitas mais, todas com diferentes cores.

Como não gosto de usar corantes artificiais, uso alimentos para dar diferentes cores às camadas de bolo. Castanho obtêm-se com cacau, café ou alfarroba, vermelho e rosa com framboesas secas, amarelo com curcuma, roxo e azul com mirtilos ou açaí, verde com chá verde em pó, menta, rúcula, e por aí fora.

Existem milhentas combinações que podemos fazer. Estes são apenas alguns exemplos, que além de apelativos enriquecem os nossos bolos com nutrientes, como vitaminas e minerais.

Ingredientes

Para o bolo de matcha:

  • 2 chávenas de chá de farinha de espelta;
  • 1 colher de sopa de matcha (chá verde em pó);
  • ½ chávena de chá de óleo de grainha de uva ou outro vegetal;
  • 1 chávena de chá de bebida de arroz;
  • 1 chávena de chá de geleia de arroz;
  • 1 colher de chá de fermento para bolos.

Para o bolo de framboesa:

  • 2 chávenas de chá de farinha de espelta;
  • 2 colheres de sopa de framboesas desidratadas;
  • ½ chávena de chá de óleo de grainha de uva ou outro vegetal;
  • 1 chávena de chá de bebida de arroz;
  • 1 chávena de chá de geleia de arroz;
  • 1 colher de chá de fermento para bolos.

Para o recheio:

  • 1 chávena de chá de cajus ou amêndoas;
  • 1 chávena de chá de bebida de arroz;
  • 4 tâmaras sem caroço;
  • raspa de 1 limão;
  • morangos para o recheio e decoração q.b..

Modo de preparação

Comece por fazer a massa de ambos os bolos. A massa é semelhante, difere apenas um ingrediente para que tenhamos um bolo com duas cores distintas.

Misture todos os produtos sólidos para ambos os bolos, em recipientes separados. À parte faça o mesmo com os líquidos e depois misture com os sólidos.

Mexer bem, colocar numa forma untada com um pouco de óleo e levar ao forno a 180ºC até a massa estar sequinha (mais ou menos 20 minutos)!

Deixe arrefecer completamente antes de montar o bolo com o recheio e a cobertura.

Para o recheio, coloque os cajus ou as amêndoas de molho em água fria pelo menos cerca de 6 horas, para que fiquem bem hidratados.

Findo esse tempo, rejeite a água da demolha, acrescente as tâmaras, a raspa de limão e a bebida de arroz. Coloque tudo num liquidificador e triture até ter uma massa homogénea – a quantidade de bebida de arroz pode ser ligeiramente diferente, caso fique muito espesso, acrescente mais um pouco e volte a triturar.

Monte o bolo de matcha, seguido do recheio com os morangos cortados a meio, e finalmente o de framboesa. Uma cobertura que fica sempre bem é a de chocolate (1 barra de chocolate sem açúcar, um pacote de natas de aveia e geleia de arroz; Levar ao lume até ficar um creme de chocolate uniforme).

Decore com fruta da época e frutos secos.

Fica sempre maravilhoso e super delicioso. Agora é só celebrar.

Bolo de café com mousse de cacau

Eu gosto muito da junção do sabor do café e do chocolate, mas quando tenho crianças substituo o café por cevada ou outro café de cereais, isento de cafeína.

Ingredientes

Para o bolo:

  • 4 chávenas de chá de farinha de espelta;
  • 1 colher de sobremesa de fermento natural;
  • 1/2 chávena de chá de óleo de grainha de uva;
  • 1 chávena de chá de café (em alternativa pode ser café de cereais, como por exemplo, cevada);
  • 1 chávena de chá de geleia de arroz;
  • 1 pitada de sal.

Para a mousse de cacau:

  • 2 chávenas de abacate maduro (amasse e compacte um pouco na altura de medir);
  • 1 chávena de geleia de arroz;
  • 1 e ½ colher de chá de raspas de laranja (opcional);
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó cru;
  • 1 colher de café de extrato natural de baunilha;
  • 2 colheres de sopa de pasta de amêndoa;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparação

Comece por juntar todos os ingredientes sólidos (a farinha, o fermento e a pitada de sal). A estes adicione os ingredientes líquidos – o óleo, o café e a geleia de arroz.

Envolva bem, de forma a obter uma massa homogénea e fofa.

Divida a massa em duas ou 3 porções e coloque em formas iguais, untadas com um pouco de óleo de grainha de uva. Leve ao forno, pré-aquecido a 180°C, durante 20 minutos. Deixe arrefecer completamente.

Entretanto, prepare o seu recheio e cobertura, a mousse de cacau.

Triture todos os ingredientes com a ajuda de uma varinha mágica, até ficar cremoso e homogéneo. Triture muito bem.

Se sentir que o creme está muito espesso, junte mais um pouco de líquido (leite de amêndoas). Prove e adicione mais geleia de milho se achar necessário.

Nesta altura ainda sente um gostinho de abacate, mas depois de uma noite no frigorífico este desaparece completamente.

Agora é só montar o bolo. Coloque uma camada de bolo, seguido de uma de mousse, seguido de bolo novamente e mousse. Decore como mais lhe aprouver. Eu gosto de colocar frutos secos tostados, café,  pepitas de chocolate e raspas de laranjas.

Bom proveito!

Atreve-te a ser diferente!

Alimenta-te de uma forma consciente!

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais