Caminhar e vencer!

Francisco Mendonça e Teresa Oliveira // Março 10, 2018
Partilhar

Ao contrário dos nossos artigos anteriores em que vos apresentámos vários percursos para se fazer boas e bonitas caminhadas, hoje vamos falar-vos da atividade de “caminhar”, propriamente dita.

O gosto por caminhar

Desde que nos lembramos que caminhamos, não só em ambiente de natureza, pois é isso que fazemos, como em ambientes urbanos. Começámos a caminhar porque nos apercebemos rapidamente que era, não só a melhor forma de conhecer tudo o que nos rodeava quando viajávamos, como era fácil, barato e óbvio. Por outro lado, se o fazíamos quando viajávamos, não havia motivo algum para não o fazermos na nossa vida quotidiana e foi assim que tomámos o gosto por caminhar.

Caminhar é a atividade mais fácil e acessível

Se pensarmos bem, caminhar é possivelmente a atividade física mais fácil e acessível que poderemos praticar. Não necessitamos de nenhum equipamento específico, para além das pernas e da roupa que usamos diariamente, não necessitamos de nenhum espaço específico, pois podemos caminhar em praticamente todo o lado, não temos que seguir nenhum horário específico para caminhar, pois podemos fazê-lo quando pudermos e quisermos e não exige nenhuma habilidade específica.

Após estes dois parágrafos, caro leitor, desafio-o a arranjar argumentos para não caminhar, para além, claro está da falta de força de vontade. Pois, bem, para o convencer completamente vamos então falar um pouco sobre porque deve de facto caminhar.

Porque devo caminhar?

Generalizando, podemos dizer que caminhar faz bem à sua saúde e ao seu bem-estar. À saúde porque melhora a sua circulação sanguínea, conseguindo até reduzir a sua pressão arterial nas 24h seguintes à caminhada. Por outro lado, o nosso coração é obrigado a trabalhar mais, logo aumenta a oxigenação do nosso corpo, nomeadamente às zonas mais periféricas do mesmo como os braços e as pernas. Como somos forçados a aumentar o nosso ritmo respiratório, os nossos pulmões também são beneficiados quando caminhamos, pois, ao aumentarmos as trocas gasosas, aumentamos a libertação de impurezas dos nossos pulmões. Finalmente, caminhar ajuda-nos a combater um problema que, mais tarde ou mais cedo, teremos que ter em atenção, a osteoporose, pois a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada aumenta a quantidade de estímulos elétricos nos nossos ossos, o que facilita a absorção de cálcio deixando desta maneira os ossos mais fortes.

Contudo, os benefícios da caminhada não se ficam pelos mais óbvios, como descrevemos em cima, ajuda-nos igualmente a aliviar as nossas tensões diárias e a aumentar, até, os nossos níveis de concentração. A depressão, uma das maleitas que mais se generalizou nas sociedades modernas, é igualmente combatida com a atividade de caminhar, pois ao fazermo-lo libertamos endorfina, a hormona responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quanto mais caminhamos, mais endorfina é produzida pelo nosso corpo, criando assim um maravilhoso ciclo vicioso. Caminhar é, assim, uma forma de Meditação Ativa.

Caminhe e torne-se uma pessoa agradada e agradável

Já falámos dos benefícios ao nível da saúde e do nosso bem-estar psíquico, pois bem, é igualmente importante para o nosso corpo, pois perdemos peso e o espelho passa a ser um aliado. Tornamo-nos assim pessoas mais agradadas e agradáveis.

Com tudo isto, retardamos o nosso envelhecimento e ganhamos força e vontade para conhecermos novos locais e paisagens com as suas gentes e histórias, que de outra forma não seria possível.

Agora, só lhe resta começar a caminhar, se ainda não o faz e deixar-se de desculpas.

Boas caminhadas.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais