Como fazer a salada ideal?

Maria Gama // Agosto 20, 2020
Partilhar

Quantas vezes é que comemos uma salada ao almoço ou ao jantar e achamos que estamos a fazer uma refeição saudável? Apesar de uma salada ser um ótimo acompanhamento para uma refeição principal, ser nutricionalmente equilibrada e que nos permite satisfazer as necessidades em legumes e verduras, muitas vezes não é, de todo, a opção mais correta.

Além disso, temos de ter a noção (claro que, dependendo da composição da salada) que até podemos ficar satisfeitos na altura, mas que passado pouco tempo, a maioria das vezes, já estamos com fome… e a maioria das vezes, uma fome tal em que só nos apetece doces, bolos ou bolachas. Enquanto que se tivéssemos optado por uma sopa de legumes, um prato principal constituído por carne/peixe com legumes e/ou salada, estaríamos bem mais saciados durante mais tempo.

7 Ingredientes que não deve incluir nas suas saladas:

É importante começar a ter em atenção vários ingredientes a evitar, tais como:

  1. Bacon;
  2. Chouriço;
  3. Queijo gordo;
  4. Queijo ralado;
  5. Molhos de maionese;
  6. Croutons;
  7. Frutas enlatadas.

Como temperar as saladas?

Sugiro temperar as saladas com azeite, vinagre e ervas aromáticas e/ou especiarias. Deixe de lado os molhos. Não se esqueça que muitas vezes sem nos apercebemos acabamos por tornar uma salada saudável numa salada bastante calórica.

Como fazer uma salada saudável?

Para fazermos uma salada saudável deve ter em consideração 3 aspectos:

  1. Base da salada: Pode optar por massa tradicional ou integral, tendo esta mais fibra. No entanto, pode optar pela mistura de massa com alface para a base, para não abusar da massa. Batata-doce, arroz, quinoa ou couscous também são opções que ficam super saborosas na sua salada;
  2. Proteína: Não opte por uma salada apenas com frutas e legumes. Pode optar, por exemplo, por uma carne de aves e deixar de lado as carnes ou o peixe frito, ou seja, evite opções com muita gordura. Dependendo do que tem disponível, pode colocar carne ou peixe desfiado ou então leguminosas, como grão-de-bico, feijão frade ou lentilhas.
  3. Legumes: Opte, por exemplo, por tomate, cenoura, brócolos, espinafres, beterraba, o que tiver disponível e o que gostar. Por vezes, temos a ideia de que alguns alimentos, como brócolos, não ficam saborosos se estiverem frios, mas, neste caso, misturados na salada ficam bastante bem, Deixe de lado queijos gordos, azeitonas, queijo ralado, que, por um lado, tornam a salada mais saborosa, mas também mais calórica… Tente fazer uma salada saborosa, mas com outros ingredientes.

NOTA: Se precisa de ideias para planear as suas refeições semanais, conheça aqui alguns ebooks onde se pode inspirar.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais