Como fazer o autoexame da mama?

Rita Teixeira de Sousa // Outubro 30, 2022
Partilhar
autoexame
autoexame

O cancro da mama é o tipo de tumor maligno mais frequente nas mulheres. Em geral, o seu diagnóstico precoce pode estar associado a um melhor prognóstico e maior probabilidade de cura. O rastreio do cancro da mama, que se baseia na realização de mamografia, tem precisamente este objectivo: detectar precocemente alterações. De forma complementar, até para idades onde o rastreio não está indicado, o autoexame mamário pode identificar alterações suspeitas.

Como fazer o autoexame da mama?

O autoexame, idealmente, deve ser realizado, mensalmente, depois do período de perdas menstruais. 

Primeiro, deve colocar-se em frente ao espelho e observar as mamas, com as mãos na bacia e posteriormente levantando os braços para verificar se existe alguma zona retraída, alteração da coloração ou assimetria mamária de novo.  

De seguida deve proceder à palpação da mama, colocando a mão da mama que vai palpar atrás do pescoço e com a outra mão, com a ponta dos 3 dedos do meio, iniciar a palpação percorrendo todos os quadrantes de fora para dentro, no sentido dos ponteiros do relógio. Deve incluir sempre na avaliação a região axilar.

Sinais de alerta – Quando é necessária uma avaliação médica?

Existem alguns sinais de alerta na palpação da mama ou axila, como palpação de um nódulo de aparecimento recente e que persiste entre ciclos menstruais (excluem-se nódulos estudados previamente associados a alterações benignas), empastamento de alguma zona, retracção e/ ou alteração da coloração da pele, inversão mamilar ou corrimento mamilar. Todos estes sinais e sintomas implicam uma avaliação por um médico e realização de exames complementares de diagnóstico, caso indicado. Também é um sinal de alerta, a mudança de características de nódulos pré-existentes, nomeadamente, aumento de volume mesmo que em nódulos já anteriormente caracterizados como insuspeitos.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais