Como proteger a sua visão num mundo digital?

Cláudia Bacalhau // Outubro 14, 2021
Partilhar
visão
visão

Atualmente o tempo passado com recurso a tecnologias digitais é progressivamente maior, vivendo nós numa verdadeira epidemia de ecrãs. Existem métodos para minorar o desconforto ocular e visual que se pode estabelecer nestas situações. Neste Dia Mundial da Visão, vale a pena conhecê-los ou recordá-los.

3 Dicas para diminuir o desconforto ocular e visual na utilização de ecrãs:

1. Em primeiro lugar, cuidar dos olhos

A primeira medida a tomar é garantir que os olhos estão saudáveis. Sugere-se a realização de uma consulta de Oftalmologia, onde se avalia a saúde ocular e a eventual necessidade de uso de óculos. Mesmo pequenas graduações podem ser sintomáticas nos grandes usuários de monitores, com maior exigência visual. Além disso, será avaliado o equilíbrio oculomotor e a superfície ocular. Queixas de superfície ocular, como secura ou ardor, são altamente prevalentes quando o tempo de exposição digital diário é grande. A utilização de um colírio lubrificante, como uma lágrima artificial, costuma ser uma medida simples e muito eficaz em reduzir estes sintomas. Recomenda-se ainda pestanejar de modo voluntário, promovendo uma melhor distribuição da lágrima pelo olho.

2. Ajustar o ambiente

É importante ajustar o espaço atendendo a aspetos relacionados com a ergonomia da visão. Para ecrãs de computador recomenda-se manter uma distância entre 70-80 cm e uma altura em que o ecrã fique ligeiramente abaixo do nível do olhar. Para dispositivos móveis recomenda-se uma distância de visão não inferior a 30 cm. O brilho do monitor deve ser próximo ao brilho envolvente, podendo também ser ativados filtros de luz azul. A iluminação da sala deve ser difusa, preferencialmente com luz natural, e incidindo lateralmente à pessoa – evitando luz frontal ou na retaguarda, que pode causar encadeamento ou reflexo no ecrã.

Deve evitar-se o sobreaquecimento da sala, bem com a redução da humidade relativa (nomeadamente pelo ar-condicionado), visto serem factores que agravam a secura e sensação de ardor ou picadas na superfície ocular.

3. Respeitar pausas periódicas

Mesmo pessoas com olhos saudáveis e a trabalhar em boas condições de ergonomia visual podem experienciar sintomas de desconforto ocular após períodos prolongados de visão em monitores. Quando o olho foca para perto desenvolve-se um processo chamado de acomodação, no qual a lente interna do olho aumenta a sua curvatura para uma boa focagem. Períodos prolongados e ininterruptos de acomodação podem desencadear queixas de cansaço visual, dor de cabeça ou visão desfocada intermitente. Sugere-se a realização de pausas curtas, mas frequentes, da focagem ao perto. Uma regra usada internacionalmente é o 20-20-20: 20 segundos de pausa focando um objeto ao longe (20 pés – 6 metros) a cada 20 minutos de focagem ao perto. Os 20 segundos de focagem ao longe, por exemplo, olhando o horizonte, permitem relaxar a acomodação e previnem o surgimento de sintomas de desconforto visual.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais