Medicina Geral

José Santos // Outubro 17, 2016
Partilhar

O que esperar deste espaço?
O trabalho de preservar a saúde é feito pela própria pessoa. Na minha consulta trabalho prioritariamente a alimentação, o exercício físico, a gestão emocional e igualmente a relação da pessoa com o mundo.
Em todas as idades as pessoas devem fazer exercício regular e adequado à sua condição física, ter uma alimentação variada e rica em todos os grupos nutricionais, com quantidades equilibradas e de boa qualidade, mas como seres vivos sociais, precisamos de nos relacionar harmoniosamente com o mundo que nos rodeia, de nos sentirmos integrados e importantes para a nossa comunidade, para manter a nossa saúde.

Uma pessoa que se alimente convenientemente, faça exercício regular e que se sinta integrada e importante no seu meio social, terá mais facilidade de não viver em “stress” e assim pouco precisará de profissionais para a ajudar a manter a sua saúde. Enquanto médico entendo que a minha principal missão é promover a saúde e ajudar a prevenir a doença dos meus pacientes. Gosto de conhecer a globalidade da vida de quem me consulta e ajudo a que procurem hábitos de vida saudáveis que se adequem à sua realidade do dia-a-dia. Faço uma abordagem centrada na pessoa, valorizando a parte familiar e social, uma vez que a parte emocional é fundamental para o funcionamento adequado do nosso corpo.
É exatamente por causa desta minha abordagem, que faço desde 2012 acupuntura neurofuncional – com uma competência reconhecida pela Ordem dos Médicos. A acupuntura adequa-se muito bem à minha forma de abordar os sintomas de cada doente. Gosto de interligar os sinais dos diferentes órgãos e sistemas, perceber como funciona o nosso corpo e o nosso cérebro e de que modo e porquê a pessoa ficou doente.
Em conclusão: O meu objetivo como médico é trabalhar a prevenção em todas as dimensões: em especial a primária (prevenção do surgimento das doenças) e nos últimos anos uma nova dimensão que é a quaternária, onde se incluí a prevenção da utilização excessiva e desadequada de serviços médicos ou o uso errado de medicamentos e outras substâncias. Pessoas informadas fazem melhores escolhas, mas o médico de Medicina Geral e Familiar deve estar para a saúde como o maestro está para a orquestra.

Nenhum músico ou profissional é mais importante que o outro quando a música é o objetivo de todos.

Jose Santos

josefsantos@docnurse.pt

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais