Quiroprática

Pedro Figueira // Outubro 17, 2016
Partilhar

Eis o foco do problema. Muitos dizem que a saúde é um dos bens mais valiosos que temos mas, quando chega a altura de avaliarmos os nossos hábitos e comportamentos, ficamos muito aquém das expectativas. A verdade é que vivemos reativamente em relação à nossa saúde.
Se nos sentimos bem, seguimos em frente sem questionar se estamos a fazer as coisas bem. Só quando nos sentimos mal, é que pensamos que podemos ter um problema. Infelizmente sabemos que a saúde não é apenas aquilo que sentimos, nem tão pouco pode ser avaliada com base na nossa aparência. Aparentemente pode estar tudo bem e repentinamente temos um ataque de coração ou descobrimos que temos um tumor.

Para fazermos uma real diferença na nossa saúde, temos de atuar proativamente. Ser proativo não é começar a ter uma alimentação equilibrada quando já estamos com excesso de peso, ou quando já descobrimos que temos a diabetes, ou quando já temos uma maior propensão para problemas cardiovasculares.

O princípio para começar a fazer exercício físico, não deve ser porque queremos perder peso, ou porque já não conseguimos andar 100 metros sem perder o fôlego. Nós também não escovamos os dentes porque eles nos doem, ou porque já temos uma cárie, mas sim porque nos foi ensinado que temos de cuidar da nossa higiene oral, se queremos dentes saudáveis até ao fim da nossa vida.

Da mesma forma não podemos cuidar da nossa coluna somente quando aparecem os sintomas.

Na Quiroprática e entendendo esta realidade, não nos limitamos a tentar controlar sintomas, mas a educar os pacientes para cuidar, preservar e melhorar o funcionamento da sua coluna.

Sabendo que a nossa coluna serve de “armadura” para o sistema mais importante no nosso corpo, o sistema nervoso, é fundamental que esta se mantenha no seu melhor. O objetivo da Quiroprática é identificar subluxações vertebrais (disfunções neuro-articulares) que interferem com o correto funcionamento, tanto biomecânico como neurológico do nosso organismo, tendo em vista a sua correção ou redução.

Estas disfunções são, em muitos casos, precursoras dos mais variados tipos de problemas, como por exemplo as tão conhecidas lombalgias e cervicalgias. As subluxações podem ter afeções tanto diretamente a nível da coluna, como a nível orgânico. Sabendo que o sistema nervoso controla direta ou indiretamente todas as funções do nosso corpo e que um melhor equilíbrio e funcionamento da coluna promovem um melhor funcionamento neurológico, a Quiroprática tem como objetivo, não só o alívio sintomático, como também a melhoria do funcionamento geral do organismo através dos seus tratamentos.

A realidade é que 80/90% da população terá problemas de coluna durante a sua vida. Em Portugal os problemas de coluna são a segunda causa de idas ao médico e a segunda causa de absentismo laboral. Estes números não têm melhorado nas ultimas décadas. O que até aqui tem sido feito para melhorar estes quadro, não tem resultado. É meu objetivo na plataforma, trazer informação, estudos, dicas e conselhos que possam ajudar-vos a alterar esta realidade.

Se decidirem continuar comigo nesta caminhada, vou desmistificar ideias preconcebidas e deixar dicas para terem uma coluna mais saudável, em qualquer idade. O período da gravidez não vai ser esquecido, porque é crucial, até para o bebé que vai nascer. Abordarei temas que relacionam coluna, exercício físico, peso, alimentação e tantos outros aspetos fundamentais, que os meus colegas da plataforma, nas suas áreas, irão enriquecer com as suas perspetivas.
Fica então o convite para participarem neste processo de aprendizagem. Usem a informação que forem aprendendo, para poderem dar passos importantes em direção a uma melhor coluna, uma melhor saúde e uma melhor vida.

Lembrem-se, a saúde não é um acontecimento. É um processo.

Pedro Costa Figueira B.Sc. D.C.

www.saudecoluna.pt

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais