Um programa para toda a família é a novidade da Casa Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão, e a Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz. Além de uma visita guiada, este programa inclui também a degustação de vinhos, sumos e produtos regionais, que eu, enquanto defensora dos bons produtos portugueses, faço questão de reforçar nesta iniciativa.
A Casa Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão, e a Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, reabriram em Abril com esta novidade: um programa destinado a proporcionar um dia inesquecível em família.
Pensado para miúdos e graúdos, esta é uma iniciativa em que as famílias têm a possibilidade de conhecer estes dois espaços de Enoturismo da José Maria da Fonseca.
O que está incluindo no Programa Família?
Na Casa Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão, as famílias têm a oportunidade de conhecer a história dos quase 200 anos da produtora de vinho, visitando as antigas adegas – Adega da Mata, Adega dos Teares Novos (onde estagia, por exemplo, o vinho Periquita), Adega dos Teares Velhos (onde repousam os Moscatéis de Setúbal mais antigos) – e o maravilhoso jardim.
Casa Museu José Maria da Fonseca Casa Museu José Maria da Fonseca
Na Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, as famílias têm a possibilidade de conhecer uma das adegas mais emblemáticas e antigas do Alentejo, um espaço que alia na perfeição a tradição e a inovação. Aqui é preservada a autenticidade da produção dos vinhos de talha. Por isso, os visitantes terão a oportunidade de encontrar 114 ânforas de barro usadas para a fermentação deste vinho, um método bastante raro e ancestral que foi iniciado há mais de 2000 anos pelos romanos. E, como não podia deixar de ser, ao longo de toda a visita são explicadas diferentes técnicas e equipamentos, cujo objetivo é facilitar a produção dos vinhos de talha, sem adulterar a essência da sua vinificação.
Adega José Sousa (Fotografia por Jerónimo Heitor de Sousa) Adega José Sousa (Fotografia por Jerónimo Heitor de Sousa)
Uma experiência que ficará na memória de todos
Ambas as visitas terminam com uma prova de dois vinhos para os adultos, uma prova de dois sumos para as crianças, a degustação de produtos regionais, actividades para as crianças e oferta de lápis de cor.