Este ano vou mesmo perder peso!

Maria Gama // Janeiro 31, 2020
Partilhar

Ano Novo, hábitos novos! Ou, pelo menos, o início de um novo ano faz-nos sempre pensar e definir objetivos que até então não conseguimos implementar. 

Vamos lá tornar o ano de 2020 … no ano!

O ano da mudança. O ano em que realmente conseguimos implementar um estilo de vida mais saudável. O ano em que realmente perdemos peso se é algo que tanto queremos. 

Para isso, é fundamental começar a ter uma alimentação saudável.

Para muitos de nós, a ideia de ter uma alimentação saudável é um sacrifício. Mas, pelo contrário, ter uma alimentação saudável é muito simples. Basta perceber de que forma podemos fazer escolhas acertadas. 

Comece por fazer alterações na sua rotina diária, por mais pequenas que sejam, e verá que é mais fácil do que imagina. Ter uma alimentação saudável não é difícil, tudo depende de si e do sentido que um estilo de vida saudável faz na sua vida.

Começar uma dieta não é o mais difícil. Mantê-la sim, é o mais desafiante.

Por isso mesmo, prefiro falar num estilo de vida saudável e não em dieta, muitas vezes associada a restrição alimentar. No entanto, e durante a fase de perda de peso, há truques fundamentais para que não perca a motivação e para que continue a lutar pelo seu objetivo.

Quem quer perder peso tem de perceber que tem de alterar hábitos alimentares agora e daqui em diante, porque “milagres” não existem. Por isso, mais importante que tudo: não desistam! Porque senão, estão de desistir de vocês. 

6 truques fundamentais para que não perca a motivação e consiga atingir o peso que tanto deseja:

1. Estabeleça objetivos

Defina objetivos diários, semanais ou mensais. Objetivos que sejam realistas e que consiga cumprir a longo prazo. Não queira fazer tudo de uma vez. Não pense em perder 6kg num mês e/ou ir ao ginásio 7 vezes por semana. Se tal acontecer, até poderá perder esse peso, mas será muito provável voltar a ganhá-lo.

O mesmo com o exercício físico: tente começar devagar e fazê-lo de acordo com a sua agenda e disponibilidade. Que tal definir 30 minutos, 3 a 4 vezes por semana?

Quanto à sua alimentação, que tal definir que vai comer sopa todos os dias ao almoço e ao jantar? Que vai beber, pelo menos, 1,5L de água todos os dias? Além disso, é muito importante que na perda de peso não deixe a vida social de lado, porque é fundamental sermos felizes e estarmos com quem mais gostamos. Ou seja, nada de começar a pensar que não vai comer nada que não esteja escrito no plano alimentar, mesmo que seja o aniversário do nosso pai/filho ou namorado.

2. Limpe a sua despensa e frigorífico

Um dos grandes problemas da perda de peso relaciona-se com os inimigos que estão à nossa volta. Até podemos ter um dia alimentar controlado e saudável em que tudo corre bem. Se por outro lado há um dia em que estamos ansiosos, stressados ou em que apenas tivemos dia menos bom, a probabilidade de cometer um erro alimentar aumenta. Se tivermos determinados alimentos na despensa, ou seja, disponíveis em nossa casa, é ainda mais provável que tal aconteça. Deste modo, tente não ter bolachas, bolos, batatas-fritas, sobremesas e/ou doces em casa, de forma a não cair na tentação

3. Não passe fome. Nunca!

Para perder peso é fundamental que se alimente bem e que tenha prazer com o que come. Claro que adaptado às suas necessidades energéticas e ao seu dia alimentar. No entanto, é essencial que não passe fome e que não se prive de todos os alimentos, pois a longo prazo será um dos fatores que o poderão fazer desistir da perda de peso.

4. É só hoje. É só hoje, nada!

Vamos lá ver uma coisa: O “é só hoje” faz sentido em festas, aniversários, dias especiais e não só porque sim! Senão, passa a ser a regra e não a exceção. E este discurso é para todos, e não só para quem tem objetivos de perda de peso.

5. Sopa

Considero a sopa um alimento essencial à alimentação saudável e que nos ajuda imenso a controlar a fome e a saciedade. Quando chego a casa cheia de fome e como logo uma sopa, aguento-me até ao jantar sem problema nenhum. Se chegar a casa e comer outro alimento, não fico satisfeita e continua a apetecer-me comer mais. 

Se optar por comer um prato de sopa, comerá menos à refeição principal e, consequentemente, controlará muito melhor a sua fome. Este é mais um hábito que deve ser familiar e apenas não individual. Deixo aqui 5 receitas de sopas saudáveis. 

Mesmo que seja em restaurante, é para comer sempre um prato de sopa antes do prato principal. Quando me dizem: “Mas, a sopa do restaurante tem batata”. Respondo: “Se calhar até tem, mas comparado com as entradas ou com os erros alimentares que fará à tarde ou ao fim-da-tarde, é um mal menor”.

6. Desistir? Nunca!

Eu sei que é difícil não atingirmos os nossos objetivos e não perdemos o peso que tanto desejamos, no tempo que desejamos. Um dos grandes problemas é querermos tudo para “ontem”. Mas, se pensarmos bem, desistir não vai ajudar em nada. Aliás, só vai fazer com que esse objetivo não seja cumprido. Falo nisto relativamente ao peso como a outro assunto na nossa vida. Somos nós que estamos em questão, é a nossa saúde que está em jogo. Será que faz sentido, caso não vejamos resultados na perda de peso, começar a comer novamente salgados e batatas-fritas diariamente? Não me parece.

Se não conseguem cumprir um plano alimentar a 100%, cumpram a 80%. Ou seja, até podem comer uma sobremesa, mas não é por isso que também precisam de comer as entradas. Comecem por uma sopa de legumes, mesmo que no fim terminem com um doce. O mesmo relativamente ao exercício. Podem não conseguir fazer exercício diariamente, ou as três vezes que definiram, mas tenham paciência. Façam duas vezes por semana. 

Cada passo é um passo e o caminho faz-se caminhando.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais