Eu comprometo-me!

Fátima Lopes // Setembro 2, 2019
Partilhar

Comprometimento é quando…

O comprometimento é das decisões mais importantes que podemos tomar. Seja em que situação for da nossa vida, é muito importante tomarmos decisões claras e fazermos tudo para que aconteça aquilo que achamos ser o melhor para nós naquele momento. Usar a escuta interior é uma prática valiosíssima, porque dentro de nós residem as respostas mais importantes sobre o que sentimos ou queremos. 

Comprometimento e determinação devem andar de mãos dadas

Uma vez tomada uma decisão, há que fazer da motivação, da resiliência e da determinação, as nossas maiores armas. Posso dar exemplos. Alguém que está infeliz no seu trabalho e que já esgotou as possibilidades de concretizar alterações naquele sítio, com aquelas pessoas. Se gosta do que faz, mas a questão é a empresa onde está, então este é o momento para decidir procurar outra com que se identifique mais. Se não gosta do que faz e dentro da empresa onde trabalha não pode ambicionar passar para outra área, então decidir arriscar, procurando algo dentro do que o apaixona, é o melhor que pode fazer por si. 

Comprometimento pessoal consigo próprio

A seguir surge o comprometimento com esta decisão. É uma espécie de contrato que assina consigo próprio, em que aceita fazer o que for necessário para que se concretize o seu objectivo. Obviamente que não me refiro a passar por cima de outros ou prejudicar quem quer que seja. Significa sim, que vai ser determinado, que se automotiva quando surgem obstáculos e contratempos, e é resiliente perante as adversidades e demoras. Tudo isto porque tem um comprometimento pessoal consigo. Deve isso a si próprio. 

Comprometimento é bom!

Não imaginam o quanto a nossa vida se altera para melhor, quando assumimos um comprometimento, que pode ser connosco, com os outros ou com os resultados. Em qualquer das situações funciona sempre como um impulsionador muito eficaz

E, o comprometimento afectivo?

Na relação com aqueles que fazem parte do nosso universo afectivo é normal haver comprometimento. Se amamos alguém, se queremos essa pessoa na nossa vida, há que assumir um comprometimento. Isso não é endeusar a pessoa, nem não nos zangarmos com ela ou até romper a relação se for caso disso. É, sim, dar o nosso melhor, investir e apostar afetivamente, para construir laços fortes e que nos acrescentem. Só assim seremos capazes de nos sentir felizes com essa pessoa e naturalmente espera-se que do outro lado exista o mesmo comprometimento. 

Para muitos a palavra comprometer só tem uma conotação negativa. “Ele está com ar comprometido, por isso deve ter feito alguma asneira.” Era bom que também conseguíssemos começar a ver o ar comprometido, sempre que estivesse em causa um acordo connosco ou com os outros.

Nota: Fotografia por Verónica Silva.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais