Frutas e vegetais de Verão

Ana Sousa // Agosto 5, 2022
Partilhar
Frutas e vegetais de verão
Frutas e vegetais de verão

O Verão é caracterizado por ser a estação mais quente do ano e pelos dias grandes e soalheiros. É a altura em que a maioria das pessoas aproveita para fazer férias e ir à praia. As temperaturas mais elevadas desta época convidam a refeições mais leves, mas coloridas e saborosas. Fique a conhecer as frutas e vegetais desta época para incluir nas suas refeições tornando-as mais nutritivas.

No Verão há muita variedade de fruta colorida, como é o caso da melancia, das amoras, dos pêssegos, das ameixas e das uvas. Outras frutas que podemos encontrar nesta época são a alperce, o ananás, a banana, a cereja, o figo, a framboesas, o limão, a maçã, o melão, a meloa, o mirtilo, a morango e a pera.

Frutas de Verão e os seus benefícios: 

  • Melancia – é uma fruta com sabor doce e refrescante. É rica em potássio e antioxidantes. Pela sua riqueza em água é diurética e ajuda a hidratar;
  • Pêssego – tem alto teor de fibras que ajuda a prolongar a saciedade. É rico em vitamina C e betacaroteno;
  • Cereja – é um fruto bastante nutritivo. Rica em antioxidantes, anti-inflamatória e imunitária. Fonte de vitamina A, C, carotenóides, potássio, magnésio e fósforo. As cerejas devem ser colhidas o mais maduras possíveis, uma vez que após a colheita não amadurecem e não ficam mais doces;
  • Ananás – elevado teor de fibras que ajuda a regular o trânsito intestinal. É rico em antioxidantes que combatem os radicais livres e previne o envelhecimento precoce da pele. Devido à presença de bromelaína ajuda a controlar a hipertensão.

“A fruta provoca o aumento de peso?”

Uma das perguntas que me costumam fazer em consultas direcionadas para o emagrecimento é se a fruta “engorda”, ou seja, se a fruta provoca o aumento de peso. A resposta é sim. Contudo depende das quantidades ingeridas ao longo do dia e do tipo de fruta que consome com mais frequência. A fruta tem hidratos de carbono e existem frutas com mais hidratos e outras com menos, sendo que a maioria da fruta apresenta valores baixos de lípidos e de proteínas, à exceção do coco e do abacate, por exemplo. 

Quando o objetivo é o emagrecimento, a quantidade de fruta deve ser ajustada em função do objetivo, pois o balanço energético diário tem de ser negativo, e, como tal, temos que diminuir a quantidade de calorias ingeridas.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e recomenda uma ingestão diária de 400 gramas de frutas, leguminosas e legumes frescos. Mas, quando se trata de quantidades ou porções específicas, a OMS salienta a necessidade de consumir entre três e cinco porções de fruta por dia, com cada unidade a pesar no máximo 160 gramas. No entanto, deve saber calcular a quantidade de frutose consumida. Este açúcar da fruta não é prejudicial, mas tem o potencial de causar complicações em diabéticos.

Vegetais de Verão e os seus benefícios:

Com as temperaturas mais elevadas desta época, as saladas tornam-se muito frequentes nas mesas como acompanhamento das refeições principais ou mesmo compondo uma refeição. Nesta época temos uma grande diversidade de vegetais para incluir nos pratos como o tomate, o pimento, o pepino, o milho doce, o feijão-verde, a curgete, a cenoura, a cebola, a batata nova, as beldroegas, a beringela e o chuchu. A alface, acelgas, beterraba, brócolo, chicória, rabanete e rúcula só se encontram durante o mês de Junho e a abóbora só começa a aparecer em Setembro.

  • Tomate – apesar de ser muito utilizado como legume em saladas, o tomate é um fruto. É rico em vitamina C e possui ainda vitamina A, folatos e K1. Contém potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e a prevenir doenças cardiovasculares. É rico em licopeno (pigmento que confere a cor avermelhada e atua como antioxidante), ajudando a diminuir a pressão sanguínea, o colesterol e a reduzir o risco de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). Existem diversas variedades deste fruto o que o torna muito versátil, podendo ser consumido cozinhado, cru ou seco;
  • Pepino – é rico em fibras e água, o que aumenta a saciedade, reduzindo o apetite entre as refeições. Os antioxidantes presentes no pepino ajudam a melhorar a saúde cardiovascular;
  • Feijão-verde – é rico em cálcio e em vitamina A, B, C e K. Tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diuréticas e proteção cardiovascular;
  • Beldroega – tem diversas propriedades medicinais, é uma das fontes vegetais mais importantes de ómega-3 e é diurética, antioxidante e anti-inflamatória. Pode ser consumida crua ou cozinhada, podendo ser incluída em saladas, chá, sopas.

Para ter refeições mais saborosas e nutritivas dê preferência às frutas e vegetais da época, pois os alimentos são mais frescos e nutritivos e ao mesmo tempo ajuda a promover a produção local e a proteger o ambiente, uma vez que os produtos não têm que viajar longas distâncias até chegar à sua casa.

2 Receitas para fazer no Verão: 

Deixo-lhe duas sugestões de receitas: uma para o pequeno –almoço ou lanche e outra para uma refeição principal com frutas e vegetais de Verão para tirar o máximo partido desta época.

– Bowls de mirtilos

Ingredientes:

  • ½ banana madura;
  • 1 mão cheia de morangos congelados;
  • 1 mão cheia de mirtilos;
  • 1 chávena de leite magro ou bebida vegetal;
  • sementes de chia (a gosto);
  • 3 colheres de sopa de granola sem açúcar.

Modo de preparação:

  • Colocar todos os ingredientes numa liquidificadora e triturar até ficar bem cremoso. Comer de imediato;
  • Como topping colocar mirtilos frescos, sementes de chia e a granola sem açúcar.

– Wrap de Verão

Ingredientes:

  • 1 wrap integral;
  • 1 Mão cheia de rúcula;
  • 1 Tomate pequeno;
  • 1 Queijo fresco;
  • 1 Tira salmão fumado.

Modo de preparação:

  • Numa frigideira quente deixe cozinhar o wrap de ambos os lados uns minutos;
  • Depois recheie com a rúcula, o tomate partido em cubos, o queijo fresco partido em pequenos pedaços e o salmão fumado;
  • Enrole o wrap e feche com a ajuda de um palito.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais