Gratidão gera comemoração

Bárbara Ramos Dias // Novembro 7, 2020
Partilhar
Gratidão gera comemoração
Gratidão gera comemoração

Acredito que quanto mais agradecemos, mais recebemos. Logo, mais motivos temos para comemorar. E por este motivo a Fátima está de parabéns por mais um projecto de sucesso e pela comemoração de mais um aniversário do Simply Flow.

A Fátima é uma mulher muito inspiradora que nos transmite uma paz e uma luz incrível. Cada vez que estou com ela bebo as suas palavras doces e a sua tranquilidade. É uma pessoa que nos passa muita força e coragem, por isso gosto muito dela.

Conheci-a há cerca de 15 anos num programa de televisão. Fui passando pelos seus vários programas e ultimamente tenho o privilégio de escrever para a sua plataforma de saúde e bem-estar. Sou muito grata por isso. Desta vez o desafio foi escrever sobre comemoração. E a primeira coisa que me surgiu foi, precisamente, gratidão gera comemoração!

Como assim gratidão gera comemoração?

Muitas vezes questionamos as pessoas ao nosso lado, como estão. Como resposta ouve-se: “Vai-se andando…”; “Como Deus quer…”; “Muito mal…”; “Cada vez pior… se não fosse o…”. A isto chamo atitude de vítima.

A Psicologia Positiva mostra que ter inteligência emocional é saber transformar o papel de vítima em vencedor. Ou seja, em vez de nos estarmos sempre a queixar do que não temos, do que nos faz falta, do que nos faz mal, do mal que os outros nos fazem, culpando tudo e todos, podemos, sim, assumir e perceber qual a nossa parte de culpa. Podemos ganhar força e coragem, agradecendo aquilo que temos, por muito pouco que seja, e arranjando soluções que nos possam transformar.

Há pessoas que me dizem: “Isso é muito bonito de dizer, mas…”. Sei que sim. Também já passei por fases na vida desesperantes. Mas existe sempre algo pelo qual podemos estar gratos, como, por exemplo, ter um tecto, ter roupa para nos aquecermos,uns sapatos para não estarmos descalças/os ou simplesmente agradecer por estarmos vivos.

Atitude de vítima vs atitude de vencedor

A diferença está entre termos atitude de vítimas da sociedade e do mundo ou de vencedores, onde assumimos a nossa culpa e agimos de forma diferente, para assim termos um resultado diferente.

Todos conhecemos pessoas que para cada solução que lhes mostramos para as ajudar a sair do “buraco”, arranjam um problema. “Eu ajudo-te a procurar emprego.” E o outro responde: “Mas eu não sei em quê… nem tenho currículo”! Ao que respondemos: “Eu ajudo-te a fazer o teu currículo”. E o outro responde: “Mas eu não tenho nada para lá pôr. Nunca ninguém me deu oportunidade”, continuando a atitude de vítima. A pessoa com atitude de vencedor, agarra no amigo e diz: “Pois, de facto posso fazer diferente. Obrigada por me estares a ajudar. Vamos lá fazer o currículo e vou conseguir!”.

Somos nós que escolhemos a atitude que queremos ter na vida.

Nós escolhemos a atitude que queremos ter na vida. Mas, lembre-se, a gratidão abre caminho para que o bem entre em nós. Por isso, não se foque no que não tem

Sugiro que faça um “frasco dos positivos”, onde vai colocar todos os dias um papel com uma coisa pela qual agradece nesse dia. E verá a sua vida a mudar. 

Eu fiz e resultou comigo. Aliás ainda faço. No fim do ano abro e vejo todos os papelinhos colocados na garrafa. É tão gratificante perceber que havia coisas que eram tão difíceis de alcançar e consegui, e outras que já nem dava importância e naquela altura tiveram tanto peso e pareciam inatingíveis.

A escolha é sempre nossa.

Uma coisa é certa, gratidão gera felicidade porque saboreamos mais a vida.

Obrigada Fátima e toda a equipa Simply Flow pelo carinho com que nos tratam.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais