Inspiração para uma vida mágica

Mikaela Övén // Outubro 24, 2022
Partilhar
vida mágica
vida mágica

O desejo por uma vida melhor, com mais realização e plenitude, parece ser relativamente comum. A maior parte das pessoas está interessada em poder ter melhores sensações e emoções, em lidar melhor com as dificuldades próprias da existência humana e desenhar trajetos de vida que possam realmente fazer a diferença. Daí a proliferação de livros de auto-ajuda, de cursos de desenvolvimento pessoal, de páginas inspiradoras nas redes sociais e de uma busca sincera e crescente de estratégias que promovam o bem-estar e a saúde mental. 

Como instrutores profissionais de desenvolvimento pessoal há mais de uma década, eu e o Pedro – o meu companheiro e com quem partilho muitos projetos, para além da família – recebemos diariamente muitas questões de clientes, alunos e seguidores sobre como viver melhor, como ter melhores relacionamentos, como comunicar melhor ou como compreender aquilo que realmente queremos. Por vezes, as questões têm este nível de abstração, outras vezes são bastante específicas, como, por exemplo: como fazer com que uma criança coma a sopa, como dizer que não a uma chefia tóxica ou como começar a fazer exercício físico de forma regular. Todas elas têm por trás a mesma ideia: deve ser possível, através de mudança daquilo que pensamos e fazemos, sentirmo-nos melhor. A pensar nisto, decidimos agrupar as questões recebidas mais habitualmente e responder em forma de livro às 11 perguntas mais comuns. E, assim nasceu o livro “Inspiração Para Uma Vida Mágica”!

vida mágica

Para quem costuma acompanhar o nosso podcast, que leva mais de 300 episódios, a definição de vida mágica não deve ser já uma surpresa. 

A vida mágica acontece quando conseguimos lidar bem com a vida tal como esta se nos apresenta a cada instante. 

Uma definição simples e, ainda assim, muito rica e cheia de reflexões associadas. São exatamente essas reflexões que desenvolvemos, com recurso a histórias e exemplo, neste livro, por forma a estimularmos esta capacidade de nos relacionarmos bem com as coisas tal como estas são. Repara que esta visão está longe de ser acomodada ou fatalista. Bem pelo contrário, a vida mágica inclui uma vertente bem ativista e interventiva, onde mobilizamos os nossos recursos para mudar o nosso mundo interior e também o mundo exterior. Aliás, essa é uma das ideias que explicamos pormenorizadamente no livro, pois acreditamos num desenvolvimento pessoal que é parte ativa do desenvolvimento social. 

Podemos criar a nossa vida mágica ao mesmo tempo que favorecemos a vida mágica dos outros!

Escrever um livro com dicas e estratégias para a vida não é um projeto fácil, sobretudo para quem, como nós, acredita que as fórmulas falham mais do que acertam. Ainda assim existem um conjunto de experiências que, embora vividas de forma pessoal e subjetiva, são universais: temos rotinas mentais, sentimos emoções, procuramos relações, buscamos a satisfação de necessidades. É aí que está o estudo da vida mágica, no ganhar consciência e entendimento sobre aquilo que cada um perceciona e a forma como organiza a partir daí a sua forma de olhar e sentir o mundo. É aí que as mudanças, a acontecerem, se tornam realmente poderosas. 

Inicialmente, quando nos conectamos com estas ideias e conceitos, parece que nada muda. Com o tempo, porém, percebemos que muda aquilo que temos de mais importante e central na existência humana – aprendemos a relacionar-nos bem com a vida tal como ela vai acontecendo, às vezes muito alinhada com o que queremos e outras vezes não, sempre mágica!

NOTA: Texto escrito em parceria com Pedro Vieira

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais