Memória de ferro - Cuidar da saúde do cérebro em todas as idades

Belina Nunes // Março 16, 2023
Partilhar
memória
memória

A atenção prestada à saúde do nosso cérebro e da memória deve ser uma constante em todas as idades e não apenas reservada ao envelhecimento ou após anos de maus hábitos de vida ou de doenças acumuladas. 

Fala-se muito na necessidade de exercitar a memória, em especial quando sentimos que a mesma começa a falhar. Proponho que substituam a palavra exercitar por cuidar. O cérebro humano é prodigioso e, por isso, mesmo necessita de carinho, de atenção. 

Como cuidar da saúde do cérebro em todas as idades?

O desenvolvimento do cérebro começa logo nas primeiras semanas de vida e portanto a futura mãe tem a obrigação de cuidar da saúde dela e do futuro ser. Se não abandonou o tabaco e o álcool antes da gravidez deve fazê-lo. A alimentação terá de ser cuidada, rica nos nutrientes que o organismo em desenvolvimento necessita, atendendo em particular às necessidades do cérebro. 

A infância e a adolescência são também períodos muito importantes para a saúde do cérebro. Na adolescência o consumo excessivo de álcool ou de estupefacientes pode acarretar prejuízo definitivo para a saúde do cérebro e o aparecimento de doenças mentais. 

Na vida adulta muitos de nós sofrem de stress, ligado à profissão e às múltiplas tarefas familiares. Stress muitas vezes crónico e que conduz a depressão. A privação de sono e os horários de trabalho prolongados causam obesidade devida ao sedentarismo e má alimentação. E assim surgem as doenças que mais afetam o cérebro e a memória; A diabetes, a hipertensão arterial, as doenças coronárias, a dislipidemia (valores elevados de colesterol e triglicerídeos) têm vindo a aumentar de modo muito significativo entre nós implicando envelhecimento com múltiplas doenças e má qualidade de vida. E com risco de falhas de memória ou mesmo de demência.

Então, como manter uma memória de ferro?

Comecemos hoje mesmo por rever os nossos hábitos de alimentação, aderindo a padrões de dieta saudável, evitemos a privação de sono, cuidemos da nossa saúde mental e evitemos o mais possível o aparecimento das doenças que afetam o cérebro e a memória, e assim poderemos manter uma «memória de ferro».

memória

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais