Não desperdices este Natal!

Equipa Planetiers // Dezembro 26, 2019
Partilhar

A grande festa já passou, mas com certeza te deixou muita alegria, união, família e… desperdício?! Não deixes que este também seja uma das marcas que fica deste dia especial.

Depois do tempo bem passado com a família e os amigos, das trocas de prendas e das memórias e experiências natalícias, é altura de arrumar tudo e preparar-nos para as festividades do novo ano que aí vêm. Porque a época é, normalmente, caracterizada por excessos de comida, de embalagens, de decorações, facilmente dispensáveis, partilhamos algumas dicas para reduzir o teu desperdício das festas natalícias a níveis quase nulos.

Mas, o que é que se faz com as sobras do Natal?

Se chegas a dia 26 com a casa cheia de comida e resíduos que só ocupam espaço e te dão vontade de deitar tudo fora, fica com as nossas sugestões de como reaproveitar as sobras alimentares (e não só) durante esta época especial.

. Comida 

Não é só no Natal que as sobras alimentares são uma realidade comum, mas nesta quadra a quantidade de receitas disponíveis é tão grande que ficamos, por vezes, tentados a encher a mesa.

O melhor para evitar um futuro desperdício alimentar é um planeamento cuidado das refeições natalícias e pensar em quantidades menores. Mas, se acabaste por optar por um Natal full on, não desesperes. Ainda podes reaproveitar os ingredientes que sobraram da melhor forma.

. Guarda os alimentos no frigorífico ou congelador

O que sobrar não precisa de ir para o lixo. Guarda tudo o que possas consumir de imediato no frigorífico em recipientes separados: podes consumir em 48 horas.

O resto pode ir para o congelador e ser consumido em 30 dias. Assim, podes ir descongelando a comida à medida de que precisas, sem estragar e desperdiçar.

. Reaproveita as sobras para outras refeições

Aproveita ao máximo os alimentos e deixa a tua criatividade fluir. Sabias que grande parte dos alimentos que as pessoas deitam fora pode ser consumido e possui alto valor nutritivo? 

Junta talos, cascas, sementes e folhas às tuas receitas e reaproveita o bacalhau, o cabrito e o peru, os legumes, o bolo rei e até os frutos secos, para tortas, gratinados, sopas, empadões, saladas, açordas e pudins. Se sentes que a criatividade não vem, o chef Fábio Bernardino tem muitas sugestões para ti de receitas sem desperdício – se fores fã de cozinha vegetariana, podes ainda ver algumas que nós sugerimos.

. Dá a quem precisa

Se não consegues guardar tudo em casa, porque não deixares-te levar pelo espírito do Natal solidário? Procura uma Refood perto de ti e informa-te sobre como entregar comida.

Também podes oferecer algumas sobras a amigos e família, para evitar que a comida se estrague.

. Composta

Já pensaste em compostar? Não é tão difícil quanto parece.

Fazer compostagem com o que não pode ser reaproveitado é outra ótima solução. Se não tens compostor em casa e não está familiarizada com o processo, informa-te no teu município de como entregar o teu lixo orgânico.

. Embrulhos

Não são só as luzes e decorações que enchem as ruas nesta altura. Depois do Natal, é incrível a quantidade de sacos, caixas, papel de embrulho, fitas, laços e brilhantes que se acumulam nos contentores de lixo, muitos deles feitos de matérias muito difíceis de reciclar. Por isso, considera guardar todos os sacos, tecidos e papel de embrulho que consigas, para as prendas do próximo ano. Se todos abrirem os embrulhos com cuidado, vais ver que não é assim tão difícil aproveitar o material dos anos anteriores.

. Decoração

Para quem tem a tradição de guardar as decorações de Natal e até passá-las aos filhos e netos, isto não é algo novo. Mas, se não tens esse hábito, começar a reutilizar é um ótimo passo para um Natal mais sustentável.

. Reutiliza o que tens em casa

Uma vez que o tema de decoração pouco muda todos os Natais, podes reutilizar materiais que duram uma vida (se bem estimados), sem teres de estar sempre a comprar novos. Além disso, sabias que todas as plantas podem ser reutilizadas noutras decorações ou compostadas? Se a tua árvore de Natal é artificial, usa-a durante muitos anos, para compensares o seu impacto.

. Faz a tua própria decoração

Se gostas de ter algo novo todos os anos, porque não adicionar algumas peças feitas por ti ou dar um toque pessoal às antigas?

Queres mais ideias para o próximo ano?

Lembra-te que, mais do que os bens materiais, o que torna o espírito natalício tão especial são os momentos vividos com as pessoas que mais importam. No próximo Natal (e outros eventos) podes optar por soluções ainda mais sustentáveis, tais como:

  • fazer um planeamento das refeições e dos restos, ou pensares em receitas que possam ser facilmente aproveitadas no dia seguinte (se queres reduzir ainda mais o teu impacto e a tua pegada ecológica, considera adicionar receitas vegetarianas e vegan);
  • usar o que já tens e substituir o que já não puderes usar por alternativas ecológicas;
  • escolher papéis de embrulho sem plásticos e fáceis de reciclar, usar jornais velhos, ou optar por sacos reutilizáveis.

O mais importante é pensarmos no bem-estar de todos e mantermos os esforços unidos para uma vida mais sustentável. Sabendo que, com estes pequenos gestos, manténs o teu Natal mágico, fraterno e sustentável, garantindo que os próximos Natais têm condições para acontecer.

Ler mais
 

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais