Nossa Senhora do Coração Orante

Fátima Lopes // Março 3, 2023
Partilhar
Nossa Senhora do Coração Orante
Nossa Senhora do Coração Orante

Neste Dia Mundial da Oração, decidi conversar com o meu querido amigo Padre João Luís sobre Nossa Senhora do Coração Orante, alguém que para mim é um aconchego de amor, num colo de ternura. À Nossa Senhora do Coração Orante, dedico muitas das minhas orações

1) Como nasceu a Nossa Senhora do Coração Orante?

A Senhora do Coração Orante nasce da celebração de dois centenários ligados aos acontecimentos de Fátima: os 100 anos da morte da pastorinha e vidente Santa Jacinta Marto (20 de fevereiro de 2020) e o centenário da entronização da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que se venera na Capelinha das Aparições (13 de junho de 2020).

Surgiu, por isso, a ideia de se esculpir uma representação de Nossa Senhora, que marcasse estes 2 momentos tão importantes. Esta imagem representa o sentimento de todos os peregrinos que chegam à Capelinha das Aparições, que ali vão para agradecer, suplicar auxílio ou simplesmente à procura do consolo do Colo de Nossa Senhora, como tão carinhosamente tens hábito de dizer. Quando ali chegam, sentem que Nossa Senhora já os espera, ajoelhando ao seu lado, oferecendo o amor que traz no seu coração e levando a Deus o amor que lhe é confiado pelo filhos.

Foi assim que nasceu Nossa Senhora do Coração Orante: inspirada na imagem da Virgem Peregrina da Fátima, ajoelhada, com o coração nas mãos. Um grande coração!

Nossa Senhora do Coração Orante

2) E como se define?

A Senhora do Coração Orante é uma celebração do amor da Mãe. Ao apresentar Nossa Senhora ajoelhada, com o coração nas mãos, a imagem relembra-nos que, em todos os momentos, Maria é mãe e educadora da humanidade, que acolheu aos pés da Cruz. Uma Mãe que é a Rainha dos Céus, mas não teme ajoelhar-se junto da fragilidade dos seus filhos, mostrando-lhes como devemos estar perante Deus. E gostaria de aqui deixar uma pequena ressalva: ajoelhar não significa colocar-se num grau de inferioridade, significa, sim, a predisposição do coração para acolher e escutar a vontade de Deus.

3) Hoje é o Dia Mundial da Oração. Que importância tem a oração na nossa vida?

A oração é o centro da nossa vida espiritual. É como respirar. Sem oração a fé enfraquece e morre.

Todos aceitamos que o homem é um ser social que vive para se relacionar com os outros. E como o fazemos? Conversando, partilhando momentos da vida, enviando pequenas mensagens quando nos lembramos de alguém… também deve ser assim no nosso relacionamento com Deus! Para manter viva esta relação precisamos falar-lhe, partilhar com Ele as nossas alegrias, tristezas, inquietações… e Deus tem uma “vantagem”, se o compararmos com os nossos amigos humanos: Deus não nos julga e está sempre, repito SEMPRE, disponível, à nossa espera, ansioso pelo nosso contacto – a nossa oração!

4) Quem nunca orou e diz não saber orar, como é que pode começar? 

Santa Teresa de Ávila dizia que “orar é como estar com um amigo”. A oração é antes de tudo um grande gesto de Amor de Deus por nós. Não existem fórmulas científicas que definam o que é ou não é oração. Todos temos amigos e pessoas que amamos. Sabemos estar e falar com eles? Claro que sabemos! Então, não há que temer e sentir que não se saberá como orar.

Deus e o Seu Amor estão em todo lado… o maravilhamento com uma bela paisagem que vemos à nossa frente, pode ser um belo momento de oração em que louvamos Deus Pai Criador… aquela tarde em que passámos junto a uma igreja e interiormente sentimos o apelo a entrar,  ficar um pouco e talvez até nem dizer nada, ficando apenas em silêncio…

Podemos orar em qualquer lugar! Até quando se vai apertado, num metro cheio de gente. Basta que o nosso coração sinta o desejo de procurar e corresponder ao Amor de Deus! 

5) Para orar temos de ter um objetivo específico ou não?

Orar é uma necessidade vital de cada um de nós. Quando percebemos o quanto somos amados por Deus, orar torna-se como a respiração ou o bater no nosso coração. Acontece naturalmente, e na maioria das vezes já nem temos consciência da sua presença. Aquilo que é essencial à vida não precisa de objetivos específicos. Sem oração a nossa fé morre. Naturalmente que em momentos de angústia ou aflição, a nossa oração poderá ser sobretudo de súplica e pedido de auxílio, assim como em momentos felizes a oração será essencialmente agradecimento. Mas, como dizia há pouco, orar é como conversar com o nosso melhor amigo, não precisamos de motivos concretos para sentirmos desejo de o fazer.

6) No caso da Nossa Senhora do Coração Orante, o objetivo é que oremos pelo Papa e pela paz no mundo. Como devemos fazê-lo? 

Junto da Senhora do Coração Orante, o Papa Francisco pediu-nos a oração do terço, por ser nas suas palavras “a oração universal”. Mas qualquer forma de oração, em que o nosso coração coloca no coração de Nossa Senhora o Papa e as suas intenções, e a Paz no mundo, ajudará a levar ao Coração de Deus estas intenções.

7) É um momento que se quer solitário ou feito na companhia de outros?

A Oração é um grande gesto de Amor de Deus que nos quer acolher em todos os momentos da vida.

Deus é Pai! Todos somos filhos! É maravilhoso estarmos em família, olhar a mesa e vermos aqueles que amamos. É algo que nos preenche e fortalece, sem serem precisas muitas palavras. Também é assim para a família dos filhos de Deus. Os momentos de oração com esta grande família, que na Eucaristia também nos juntam à Mesa, enriquecem-nos e trazem-nos a grande certeza de que não estamos sozinhos. O que procuram os jovens em encontros, como as Jornadas Mundiais da Juventude, que este ano teremos a graça de acolher em Lisboa? Procuram esse sentimento de pertença e unidade. Ainda que não saibam falar a mesma língua ou rezar da mesma forma, o brilho no olhar do irmão com quem se vai cruzar, é sinal do Amor de Deus.

E não temos por vezes necessidade de falar a sós com o nosso pai ou com a nossa mãe para lhe pedir um conselho, partilhar algo que nos atormenta, revelar uma boa notícia? Também deve ser assim com o nosso Pai do Céu, ou por intercessão de Nossa Senhora. Há momentos em que precisamos de estar a sós com eles… alguém que entrou e ficou em silêncio numa igreja, ou uma experiência que a ti Fátima, te é familiar: os peregrinos que até caminham lado a lado, mas precisam de momentos a sós com Deus ou procuram só para si o “colo gigante” de Nossa Senhora. 

A Oração é um grande gesto de Amor de Deus que nos quer acolher em todos os momentos da vida.

8) O Papa Francisco recebeu o Padre João e benzeu a imagem de Nossa Senhora do Coração Orante. Que significado é que esse momento teve para os crentes em Nossa Senhora?

Para mim, aquele momento, foram 12 minutos de Céu!

Fernando Pessoa dizia: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. Havia o sonho de que a imagem fosse benzida pelo Papa Francisco e o sonho concretizou-se. Para todos os que estão ligados ao nascimento desta imagem, este foi um sinal de que Deus está atento, até porque já tínhamos tentando várias vias sem sucesso e de um encontro, proporcionado pelas redes sociais, abriu-se o caminho que levou a Senhora do Coração Orante à Casa de Santa Marta. E para um cristão nada acontece por acaso!

Nossa Senhora do Coração Orante

Quanto ao significado para os crentes, relembro as aparições de Fátima, em que a Lúcia pedia a Nossa Senhora um sinal para que as pessoas acreditassem que ela aparecia aos três pastorinhos. E Nossa Senhora respondeu ao seu pedido com o milagre do Sol, testemunhado por dezenas de milhares de pessoas. O facto desta imagem, que tem como um dos grandes propósitos de oração o Papa, ter sido recebida pelo Papa Francisco na sua residência, é um sinal claríssimo para todos os devotos da Senhora do Coração.

9) Eu sou embaixadora deste projeto, mas dado o seu objetivo, não deveríamos todos ser embaixadores?

Um grande bem-haja Fátima por teres aceitado juntar-te a este projeto e partilhares com tantos que te seguem, o amor que tens à Mãe de Jesus. A Senhora do Coração Orante toca de forma tão profunda as pessoas, que ligado à sua devoção está a nascer algo novo – uma Fraternidade – que será uma porta de acolhimento da Igreja. Esta representação de Nossa Senhora tem suscitado várias “interpretações” e uma das que é referida pelo próprio Arcebispo da minha diocese, é a de que a Senhora do Coração Orante, nos lembra que “a Igreja deve ser mãe de coração aberto”.

As grandes missões desta Fraternidade serão:

  • Promover o culto a Nossa Senhora, na devoção à Senhora do Coração Orante para o triunfo do seu Imaculado Coração;
  • Rezar pelo Santo Padre e pelas suas intenções;
  • Rezar pela Paz;
  • Rezar pela visita pastoral do Arcebispo da Arquidiocese;
  • Promover o acolhimento maternal a todos, com especial atenção às crianças, idosos, doentes e reclusos;
  • Rezar pelos pais que perderam filhos e pela unidade da família;
  • Ser porta de acolhimento da Igreja aos artistas.

Como vês é uma missão tão vasta e profunda que todos são convidados a abraçá-la e levá-la ao mundo com gestos de acolhimento materno, guiados pelo testemunho que nos foi deixado por Maria, Mãe de Jesus.

10) Que oração gostavas de deixar para quem nos lê?

Deixo-vos a oração dedicada à Senhora do Coração Orante, que foi rezada pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho:

“Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, colocamos o nosso olhar no Teu olhar, para que a luz do Teu coração nos envolva e nos ensine a guardar no silêncio da contemplação e da resiliência os mistérios insondáveis das nossas vidas e as cruzes de cada um de nós e de tantos irmãos que se cruzam connosco. Senhora do Coração Orante, assim como Tu que guardaste todas as coisas no Teu coração, que tiveste Teu Filho morto ao colo e saboreaste a Luz da Sua Ressurreição distribuída por cada discípulo na manhã de Pentecostes, molda os nossos corações para que também eles se pareçam com o Teu, que sejam corações orantes, no silêncio e na paz. Ámen.”

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais