O pecado de uma carreira de sucesso

Cassiana Tavares // Novembro 17, 2022
Partilhar
carreira
carreira

Descobri que a palavra sucesso é um gatilho para alguém que está em burnout. Uma pessoa exausta quer ou precisa de afastar-se do sítio onde se gastou e, acreditem, o sucesso, pode ser um sítio de grande cansaço. É possível manter uma carreira de sucesso de forma consistente e com paixão pelo trabalho, sem nos deixarmos consumir? 

Bem, eu acredito que ainda há lugar para uma carreira de sucesso, se for a carreira que quer. E não tem de saber ao certo que carreira quer dos 20 aos 70 anos. Mas pode alinhar a sua vida e a sua carreira. Este é o primeiro  princípio na gestão de uma carreira consistente do qual quero falar-lhe. De forma objetiva, veja este exemplo da Bíblia da Carreira: “A carreira segue o curso da vida, com uma fase inicial, média e final. De uma forma muito genérica, os movimentos são de entrada, desenvolvimento e saída. Na Alemanha, a Agência Federal de Emprego criou um modelo para acompanhar os seus quase 100 mil trabalhadores em quatro fases de participação na vida laboral: 1) escola e aprendizagem; 2) entrada na carreira ou retorno ao trabalho após parentalidade; 3) a carreira com desenvolvimento ocupacional vertical e horizontal; 4) saída ativa”.

O que vemos aqui é um casamento entre o possível curso da vida e os movimentos de entrada, desenvolvimento e saída da carreira. Mas pode estar a pensar: “Eu nem tenho filhos”. Faça o seu desenho! Aos 20, aos 30, aos 40, aos 50, aos 60. Agora! 

Pergunte-se: “Agora, onde devo estar?”.

De acordo com a vida que quero viver e para onde quero levar a minha carreira. Sim, esta parte também é importante. No artigo, que originou o termo burnout, o autor dizia que a falta de criatividade e a rotina eram também fatores de grande exaustão. E eu consigo entender. O aborrecimento de um trabalho que já não nos desafia. É por isso que não subscrevo o movimento de demissão silenciosa1 que sorrateiramente, e apesar da boa intenção, nos desliga da motivação para o crescimento. 

Então, direcionar a sua carreira é o segundo princípio que acho que lhe pode ser útil

Como é que gostaria de continuar a crescer? 

Há quem tenha ideias muito claras e faça um plano para a vida toda, mas a maioria de nós vai descobrindo isso ao trabalhar e pensar sobre as experiências que vai tendo. Ter tempo e intenção de refletir sobre o seu trabalho é uma forma de gerir a carreira. Viver em piloto automático mata-nos todos os dias um bocadinho. Então, vá questionando o seu modo de fazer as coisas, como pode fazer melhor, o que precisa de estudar a seguir, se a empresa está disponível para dar-lhe apoio, negoceie o seu crescimento – porque de facto é favorável para si e para a organização.

Como dizia no início, a palavra sucesso não está na moda e as pessoas com quem converso na clínica e nas organizações dizem-me cada vez mais isso. O burnout e o stress são responsáveis por 40% a 60% das ausências no trabalho na Europa2. Num extremo, temos movimentos como as demissões em massa e a demissão silenciosa, que já se sentem no nosso país e no outro, o vício do trabalho, que nos consome até ao burnout. Crescer tem de ter uma ordem. O cancro, de forma muita simplista, é uma forma desorganizada de crescimento de um conjunto de células. Se tirar a ordem e os limites ao seu trabalho, este torna-se um cancro com poder de matar.

Mantenha ordem na maneira de fazer o trabalho. 

O terceiro princípio é manter o seu trabalho em ordem. Encontra ordem na biologia. A esta altura já todos sabemos a lengalenga: dormir 7 a 9 horas, comer 5 refeições por dia, ter atividade física, ir para a natureza e outras coisas que ajudam com o stress. E para isso o número de horas e o ritmo de trabalho têm de permitir fazer isso. Então, encontra ordem na maneira de fazer o trabalho. Porque se tiver carga mental que não consegue suportar, uma velocidade de trabalho que é impossível e se as horas forem infinitas, pode fazer todas as meditações que quiser, mas nada remove os efeitos nocivos do stress no seu corpo e na sua mente.

Resumindo: Alinha a sua vida e a sua carreira, direciona a carreira para onde quer e mantenha o trabalho em ordem. 

São 3 ideias que podem ser úteis para não cair em pecado e ter uma verdadeira carreira de sucesso, que provavelmente é fazer o que gosta e viver bem.

Referências:

 1. Intenção no trabalho em que entre outras coisas, a pessoa não realiza nada acima ou além da descrição de funções. Mas que descrição de funções contém tudo o que fazemos.

2. EU-OSHA – European Agency for Safety and Health at Work (2015). Second European Survey of Enterprises on New and Emerging Risks (ESENER-2). Luxembourg: Publications Office of the European Union.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais