O poder do pensamento positivo

Andreia Lourador // Fevereiro 22, 2021
Partilhar
pensamento positivo
pensamento positivo

O sucesso não é um acidente. Não há magia. O que há é uma reveladora coerência entre a forma como estamos na vida e o que dela recebemos. A diferença entre pessoas que conseguem e as que não conseguem não é o acaso, não é a sorte ou o azar. São determinados padrões de pensamento e de ação. E todos podemos mudar esses padrões, para libertar o “poder” que existe em cada um de nós. Só precisamos de aprender a usar a nossa mente da forma mais vantajosa que nos for possível.  Saiba como despertar o poder do pensamento positivo.

É importante percebermos que estados como a depressão não se desenvolvem por contágio. Somos nós que os criamos, como outro qualquer resultado das nossas vidas, através de ações específicas. 

Para ficar deprimido tem de olhar a vida de uma maneira específica. Tem de dizer determinadas coisas a si mesmo. Precisa adotar uma postura específica e até um modo de respirar específico. 

Concordará comigo, que, por exemplo, se quiser ficar deprimido, reforçará muito o seu estado emocional se deixar os ombros cair e manter sempre o olhar cabisbaixo, certo? Falar num tom de voz triste e pensar nos piores momentos da sua vida será igualmente útil. O que quero dizer com isto não é que escolhemos ficar deprimidos, mas que é preciso um esforço consistente e reiterado de pensamento e de comportamento para criar a depressão. E algumas pessoas criam este estado com tanta frequência que para elas já está automatizado. 

O poder de decisão é algo maravilhoso que temos nas nossas mãos.

A forma como pensa sobre cada situação, cria o estado em que fica e, por conseguinte, os comportamentos que produz. Isto leva-nos a um facto irrefutável: se mudar a forma como pensa, muda o seu estado emocional e, por consequência, os seus resultados

Crer para Ver

Sim, leu bem. Não existe do meu ponto de vista, crença mais limitadora do que querer “ver para crer”. Como é que alguém pode querer ver algo sem antes se propor a fazer? São exatamente as nossas crenças sobre o que somos e o que podemos ser, ou onde estamos e onde poderíamos estar, que determinam precisamente o lugar em que estamos. O que acreditamos ser possível, torna-se verdade, torna-se possível. Bom ou mau. Então, mude as suas crenças. 

Mas, então, é só pensar e basta? Não. Adotar a crença certa é o impulso de que precisa para começar a mudar, mas precisa juntar-lhe ação. Senão seria o mesmo que entrar num carro com combustível e não colocar o pé no acelerador. Pensamento positivo e atitude precisam andar de mãos dadas. Mantenha eterna esta união. 

Erro de fabrico?

O cérebro não está projetado para criar felicidade como gostaríamos. A neurociência já provou que o cérebro humano está programado para concentrar-se no negativo. E isto não é nenhum erro impresso no nosso ADN! É apenas o nosso mecanismo de sobrevivência. Existem várias razões pelas quais o nosso cérebro fica negativo. Nós herdámos o cérebro que ajudou os nossos ancestrais a perceber ameaças para agir. E agora somos habilidosos a encontrar ameaças, mesmo irreais.

O sentimento desagradável produzido pelo cortisol tem como propósito a sobrevivência: ele alerta para um obstáculo no caminho, com o objetivo de o direcionar para se colocar em segurança, fugindo ou lutando. Os pessimistas sempre escolhem fugir e/ou evitar. Aquilo que evitamos permanece. Cada vez que faz isso, o seu cérebro encontra o próximo obstáculo. E, se continuar seguindo o seu cérebro quando estiver no modo sobrevivência, acabará por sentir-se muito mal. Felizmente, existe uma maneira simples de reconfigurar essa negatividade natural.

Qual é o efeito do pensamento positivo no cérebro? 

A neurociência explica que o pensamento positivo começa a trazer mudanças pelo sentimento que ele provoca. Essas reações geram determinadas construções químicas no nosso cérebro, como libertação de hormonas e manipulação de neurotransmissores, que produzirão efeitos fisiológicos poderosos na nossa qualidade de vida. Pensar positivo ajuda a normalizar a nossa dinâmica emocional, diminuindo os processos neuróticos, que estão diretamente associados com o nosso não-direcionamento. Portanto, a dica é procurar práticas que possam acalmar a emoção, deixando o cérebro mais adaptativo para estas mudanças de maneira produtiva e construtiva.

Quando construir o seu circuito de positividade, diminuirá a negatividade através do controle sobre as suas ações e pensamentos.

Construa  um circuito de positividade para si

A negatividade sempre dominará, a menos que construa um circuito de positividade. Para fazer isso, gaste um minuto procurando elementos positivos à sua volta, uma vez por dia, durante 45 dias. Agradeça por tudo aquilo que tem. Já imaginou com o que teria acordado hoje, se apenas acordasse com aquilo pelo qual agradeceu ontem? Acordaria com tudo ou sem nada? Estas atitudes treinam o seu cérebro para permanecer positivo. Mais do que uma arte, pensar positivo é resultado de uma prática contínua na qual conseguimos mudar a programação de “fábrica” do nosso cérebro.    

pensamento positivo

O pensamento positivo gera clareza, equilíbrio e direção. É a boia que nos segura e redireciona nos pântanos dos nossos medos e inseguranças. Agarre-se a esta boia e não a solte mais!

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais