O que é a hipnoterapia?

Rosa Basto // Janeiro 4, 2019
Partilhar

O que é a hipnoterapia ou a hipnose clínica?

Eu gosto de dizer que a hipnose é um estado ampliado de consciência que se atinge, geralmente, através da combinação da imaginação, da concentração da atenção e do desejo de envolvimento, disponibilizando-nos para imaginar determinadas situações e reagir-lhes emocionalmente.

O que o hipnoterapeuta faz é levar o paciente, num estado seguro e tranquilo, através da indução hipnótica, aos momentos traumáticos e bloqueados na mente inconsciente.

Sabemos que a mente inconsciente é o reservatório das experiências vividas pela pessoa, e, assim que acedemos a essas experiências, através das técnicas que dispomos na hipnoterapia, levamos o paciente a libertar a carga emocional e a carga que acabou por somatizar no corpo associada a esse momento/evento problema. Na hipnose é possível dissociar a pessoa do evento e conseguir ver a situação de uma outra forma, dando-lhe uma nova compreensão. Quando a pessoa recorda o evento como se ainda estivesse a viver o problema, tudo se torna mais difícil, enquanto no transe podemos levar a pessoa a ver a situação sem aquela carga emocional do momento traumático, dissociando-a. Ao compreender sob outro ponto de vista aquela mesma situação, levando recursos, liberta a emoção envolvida do processo doloroso, colocando uma emoção saudável nesse lugar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a hipnose clínica válida e recomenda-a no tratamento da ansiedade, da asma, da depressão, do síndrome do cólon irritável e, até, nos cuidados paliativos.

Eu utilizo a hipnose clínica em todos os casos do foro psicológico e tenho tido excelentes resultados. Abordo todas as perturbações associadas aos quadros de ansiedade e de depressão, como são exemplo: as fobias, os ataques de pânico, as agorafobias, as várias formas de depressão, desde a depressão Major até à depressão reativa, as perturbações alimentares, como a anorexia e a bulimia e tantas outras. Hoje em dia, utilizo a hipnose clínica no controlo da dor, nas doenças autoimunes e nas doenças oncológicas. A nossa mente é capaz de mudar o nosso estado físico e mental, por isso, quando educamos as pessoas que se sentem mal a comunicarem positivamente com elas próprias, em primeiro lugar, e depois com os outros, tudo pode mudar.

Os bons resultados sempre acontecem quando as crenças dos pacientes são trabalhadas, ou seja, quando as pessoas têm crenças limitantes, ficam impedidas de sonhar e viver. O meu trabalho incide nesse aspeto fundamental; fazendo uma psicoeducação no seu processo de vida, as pessoas aprendem a ter crenças facilitadoras para poderem sonhar e concretizarem os seus objetivos de forma saudável e feliz!

A sensação de estar hipnotizado 

O transe hipnótico é algo natural e acontece a todos nós em algum momento durante o nosso dia-a-dia. A sensação de estar hipnotizado não é nova, nem desconhecida, é algo a que o nosso corpo e a nossa mente estão naturalmente habituados; talvez seja como conduzir um carro.

Por vezes, vamos a conduzir e deixamos de prestar atenção ao que estamos a fazer e a nossa mente entra em devaneio, ou seja, entramos em piloto automático. Chegamos ao local que nos destinávamos a ir sem dar conta, não é? Outras vezes, estamos a ler um livro e ficamos tão envolvidos que até parece que estamos a viver a situação, sentimos as sensações que o autor nos descreve como se as estivéssemos a viver. Numa sessão de hipnoterapia, o que o hipnoterapeuta faz, como facilitador, é utilizar esse recurso natural que o paciente já tem, orientando-o a ir ao encontro das emoções que precisam de ser trabalhadas. Vivendo as emoções boas como se estivesse no momento, ancorando essas sensações positivas no paciente. Noutros casos, quando o paciente sofre com algum evento mais negativo, fazemos o contrário, dissociamos o paciente daquela ‘cena traumática’, fazendo-o ver por outro ponto de vista. Às vezes, utilizamos um pouco das duas, levamos recursos positivos para uma situação que era má e o cérebro grava a experiência de outra forma e tudo muda.

Quando as pessoas estão em transe, o terreno mental está mais fértil e mais maleável, dando-nos a possibilidade de mudar as situações como foram vividas. O cérebro acredita naquilo que imagina e faz sentido para a pessoa. Se não fosse assim, as pessoas não teriam tantos medos, não acha? Os medos só são verdadeiramente medos porque as pessoas os imaginam muito bem e trazem essa realidade para elas próprias.

A minha maior alegria é poder mostrar a Terapia Diamante® como um método bastante válido e desmistificar algumas crenças à volta da hipnose clínica. Mostrar uma terapia natural e não invasiva que pode dar mais qualidade de vida às pessoas. Acima de tudo, levar alegria, fé e esperança a todas as pessoas!

Nota: Fotografia por Verónica Silva.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais