O que é a Síndrome das Pernas Inquietas?

Carla Bentes // Setembro 23, 2020
Partilhar

Já ouviu falar da Síndrome das Pernas Inquietas e do distúrbio dos movimentos periódicos dos membros no sono? Esta é uma condição que provoca desconfortos ao final do dia e afecta pessoas de qualquer idade, que muitas vezes nem sabem que sofrem desta síndrome. Afinal, quais os sintomas e quando consultar um especialista?

O que é o distúrbio dos movimentos periódicos dos membros no sono e a Síndrome das Pernas Inquietas?

O distúrbio dos movimentos periódicos dos membros no sono caracteriza-se pela ocorrência de movimentos dos membros, repetitivos e estereotipados durante o sono. Estes movimentos ocorrem em intervalos regulares, tipicamente caracterizados por extensão do primeiro dedo do pé, dorsiflexão do pé e flexão da perna e da coxa. Ocorrem mais frequentemente nos membros inferiores, mas também podem acontecer nos membros superiores e estar associados a um microdespertar ou despertar do sono. 

Quais são os sintomas?

Tipicamente o doente não tem consciência da sua ocorrência e não se apercebe dos movimentos, por isso não relata estes eventos em consulta. No entanto, o companheiro pode queixar-se que o paciente tem um sono agitado e que está sempre a dar “pontapés”. 

Esta síndrome é uma causa importante de fragmentação do sono e está frequentemente associado a insónia inicial e intermédia. Ao médico, o doente pode queixar-se, então, de dificuldade na indução do sono, múltiplos acordares nocturnos (sono agitado), grande fadiga matinal e mesmo sonolência diurna

Muitos destes doentes têm também durante o dia a chamada Síndrome das Pernas Inquietas caracterizada por uma sensação estranha nos membros inferiores, frequentemente difícil de definir pelo próprio doente, que se agrava em repouso e no final do dia, por vezes dificultando o adormecimento, e que melhora com a mobilização dos membros. Na verdade, o doente sente urgência nesse mesmo movimento. 

Como é feito o diagnóstico da Síndrome das Pernas Inquietas?

O diagnóstico da Síndrome das Pernas Inquietas é um diagnóstico clínico, mas a confirmação diagnóstica do distúrbio dos movimentos periódicos dos membros no sono é feita por registo poligráfico do sono noturno. Este exame permite detectar e quantificar os movimentos involuntários dos membros que ocorrem durante o sono.  Alguns outros exames complementares, nomeadamente laboratoriais ou neurofisiológicos, podem ser requisitados para identificação da causa subjacente a esta situação. 

Quais as causas da Síndrome das Pernas Inquietas?

Esta síndrome pode ser idiopática (sem causa identificável) ou secundária, nomeadamente a alguns medicamentos, anemia, défice de ferro e insuficiência renal. Pode ainda surgir ou agravar-se durante a gravidez, ou estar e associada a outras doenças neurológicas, tais como polineuropatias, Parkinson ou Narcolepsia. 

Existe tratamento para a Síndrome das Pernas Inquietas?

O tratamento depende da causa identificada e inclui medidas de higiene do sono, tratamento específico da causa secundária, se identificada, e ainda alguns fármacos específicos que atuam na redução dos movimentos em causa e melhoram a qualidade do sono noturno.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais