Os benefícios de um detox macrobiótico

Sónia Dias // Janeiro 24, 2022
Partilhar
detox
detox

O termo “desintoxicação” é muito comum e normalmente é usado quando alguém compensa, de forma periódica, uma dieta pobre e hábitos de vida inadequados. Basta uma pesquisa no Google para encontrar inúmeras referências às melhores bebidas e a diferentes tipos dietas desintoxicantes. Contudo, antes de decidir iniciar um programa detox, conheça o que realmente significa, qual é o propósito, quando e como se deve fazer uma desintoxicação.

Desintoxicação Holística

A macrobiótica aborda a desintoxicação como uma parte natural de uma vida saudável, consistindo num processo de libertação e eliminação de excessos físicos, energéticos e emocionais acumulados diariamente e ao longo da vida. Uma desintoxicação eficaz traduz-se na capacidade de reunir, processar e libertar os excessos de uma forma consistente e ritmada.

Como desintoxicar adequadamente

O corpo está, constantemente, a tentar criar ordem, a limpar e renovar. Hábitos alimentares e de estilo de vida saudáveis ​​contribuem para um processo de desintoxicação eficiente. Em oposição, más escolhas alimentares e um estilo de vida desequilibrado, dificultam a desintoxicação.

A combinação de escolhas alimentares, hábitos alimentares e atividade física, a purificação mental e algumas massagens corporais permitem que a desintoxicação aconteça naturalmente, podendo ainda ser auxiliada por diferentes tipos de remédios caseiros internos e externos.

5 práticas simples que deve incluir no seu plano de desintoxicação:

Para tornar o processo ainda mais eficaz, existem 5 práticas muito simples que lhe recomendo incluir no seu plano de desintoxicação. São práticas que facilitam a circulação regular de todos os fluídos e energia do corpo, a limpeza e a renovação diária de forma eficaz.

  • Comer devagar e mastigar bem;
  • Caminhadas diárias ao ar livre: uma caminhada num ritmo acelerado é uma ótima maneira de dar um impulso ao seu metabolismo e ajudar a eliminar peso;
  • Esfregar diariamente o corpo com uma escova de cerdas naturais, especialmente de manhã e/ ou à noite;
  • Exposição solar diária, para absorver Vitamina D;
  • Ter algumas plantas verdes no interior de casa.

Atividades ao ar livre, uma boa expressão emocional e um pensamento positivo auxiliam o processo de desintoxicação. Quando estamos deprimidos e fechados em casa, há uma maior probabilidade de estagnação e acumulação de excesso de toxinas.

O que deverá remover da sua dieta:

Evite os laticínios (leite, manteiga, iogurte, queijo e natas), todas as carnes, peixe, ovos, açúcar, arroz branco, pão branco e refeições prontas (processadas).

Metabolismo e uma desintoxicação eficaz

O corpo regula o metabolismo, de uma forma natural, durante as refeições, como os alimentos são consumidos e as escolhas alimentares feitas ao longo do dia. Um metabolismo saudável é favorecido por uma alimentação equilibrada à base de cereais integrais, leguminosas e vegetais, feita em horários regulares. Durante o dia, o corpo e a mente estão mais ativos, exigindo uma nutrição mais substancial. À noite, o corpo utiliza os alimentos ingeridos durante o dia para manter, reparar e reunir os excessos para eliminação. Um sono regular e abundante também é uma parte integrante do processo de desintoxicação.

Com a desintoxicação, acontece uma transformação de toxinas em que estão envolvidos vários órgãos, como a vesícula biliar, os pulmões, a pele, o fígado e os rins. Para eliminar toxinas, ou desintoxicar com eficácia, o corpo precisa de localizar os excessos em várias áreas do corpo. A forma mais saudável e eficiente de desintoxicar é pelos rins e pelos intestinos. Se existirem excessos que não podem ser eliminados pelos rins e intestinos, os pulmões e a pele dão um auxílio no processo de desintoxicação.

O fígado e os rins são os órgãos que desempenham o papel mais importante, por isso, o correto funcionamento destes órgãos facilita uma correta desintoxicação, permitindo que o organismo conserve toda a sua vitalidade. É o fígado que decompõe e metaboliza as gorduras, além de neutralizar as toxinas e a acidez presentes no organismo.

Um programa de desintoxicação completo, como o “Desafio do Arroz”, atua na melhoria das secreções digestivas, no aumento do tempo de trânsito intestinal, na aceleração do metabolismo, alcalinização do sangue, redução do apetite e no fornecimento de enzimas. Fígado, coração, cérebro, intestinos e rins são apoiados e as suas funções estimuladas. Todo o processo oferece ao corpo uma pausa na sua rotina normal de luta constante para digerir, processar e eliminar resíduos, permitindo que a sua energia metabólica possa ser usada para a cura, reparação de tecidos e manutenção dos órgãos.

O que são toxinas? Porque é importante a sua eliminação?

As toxinas são produtos químicos, ou venenos, com efeitos nocivos no corpo. Podem vir de muitas fontes diferentes, incluindo alimentos, ar e quaisquer poluentes que entram em contato com o corpo. As toxinas mais comuns no ambiente externo são metais pesados, poluentes industriais, plásticos e várias formas de radiação. Mesmo os alimentos mais saudáveis ​​apresentam alguns resíduos que devem ser eliminados durante o processo digestivo. Produtos de má qualidade (refinados e processados) e alimentos excessivamente pesados ​​(animais, laticínios e açúcares adicionados) deixam subprodutos prejudiciais para eliminação. Diariamente, o fígado é bombardeado com mais toxinas do que aquelas que consegue suportar, ficando sobrecarregado e impossibilitado de fazer o seu trabalho corretamente.

Numa condição ótima de equilíbrio, o nosso corpo está preparado para lidar com estas toxinas – os rins, o sistema linfático e o fígado trabalham juntos para as transformar e eliminar do organismo. No entanto, hoje em dia estamos expostos a mais toxinas do que aquelas que o nosso corpo pode processar, tornando-se necessário desintoxicar o organismo pontualmente.

Quando o organismo está carregado de toxinas, o mal-estar é generalizado, causando inúmeros problemas de saúde. Podemos sentir-nos mais lentos e sem energia, e também pode acontecer um aumento de peso. Acredita-se que a acumulação de toxinas contribui para uma série de doenças e condições de saúde, incluindo cancro, erupções cutâneas, depressão, inflamação, aumento de peso, dor nas articulações e disfunção neurológica.

Alguns sintomas de um fígado sobrecarregado:

  • lentidão;
  • inchaço;
  • gases;
  • diarreia;
  • indigestão;
  • depressão;
  • menstruação irregular;
  • dores de cabeça;
  • acessos de raiva;
  • tensão muscular.

Um programa de desintoxicação completo deve reduzir muitos desses problemas de saúde, e ajudá-lo a extrair dos alimentos toda a energia fornecida.

Desafio do Arroz: uma dieta de desintoxicação a nível celular

O “Desafio do Arroz” é um programa alimentar criado por mim e inspirado na tradicional dieta do arroz. Destina-se a ajudá-lo a desintoxicar alimentos processados, ​​e outros fatores de stress, e também a acalmar. É um processo nutritivo e restaurador para o corpo, atuando a nível celular.

Para além da sua componente física, suportando na cura de muitos problemas alimentares e de saúde subjacentes, este programa tem ainda uma forte componente emocional e espiritual, oferecendo orientação e inspiração para que, durante esses dias, possa acontecer uma maior abertura a um estado de presença para a observação de sentimentos ou padrões emocionais. Também ocorre um aumento natural da vibração energética, criando a base para uma consciência mais desperta.

O “Desafio do Arroz” diferencia-se de outros processos de desintoxicação por atuar nas quatro dimensões integradas de cura – física, mental, emocional e espiritual – suportando a perda de peso e o bem-estar físico geral, maior clareza mental, cura emocional e renovação espiritual. A fim de existir uma cura a um nível mais profundo, é necessário envolver corpo, coração, mente e espírito – os quatro níveis de ser – de forma constante, no dia-a-dia.

Inspirada na dieta do arroz criada por Georges Oshawa, o fundador da Macrobiótica moderna, esta dieta de purificação e de equilíbrio suporta o corpo na eliminação de uma grande quantidade de toxinas que se acumulam no organismo, e que são a causa de muitas condições de saúde e doenças graves.

10 dias à base de alimentos integrais

É uma dieta à base de alimentos integrais, o que significa que, durante os 10 dias do programa, não se pode comer nenhum alimento refinado ou processado. Como em qualquer dieta macrobiótica, todos os ingredientes deverão ser orgânicos e leves. A dieta prescrita é restritiva, mas permite muita variedade de ingredientes. A ideia é que, embora se abstenha de certas coisas, como açúcar e álcool, pode sentir-se nutrido e criar refeições com muito sabor.

Sobre o arroz integral

O arroz integral é um cereal inteiro rico em nutrientes, com qualidades energéticas de aquecimento do corpo e suporte ao enraizamento, tornando-o perfeito para uma limpeza de Inverno. O arroz integral é rico em vitaminas B, ferro e magnésio, que restauram a energia do corpo. Contém também um composto chamado inositol, que aumenta a capacidade de desintoxicação do corpo. O inositol também é conhecido por equilibrar os níveis de glicose no sangue, diminuir o colesterol e diminuir a pressão arterial.

Se é alguém que se sente muito mal-humorado com frequência, muito stressado e facilmente irritável, considere um bom programa de desintoxicação para limpar e purificar o seu organismo. Esta limpeza pode ainda ser uma maneira rápida de perder alguns quilos sem forçar muito o seu corpo, ou sentir-se o tempo todo com fome.

9 benefícios de um detox macrobiótico:

  1. Promove a desintoxicação: as toxinas dos alimentos processados armazenadas nas células de gordura do corpo são removidas do corpo com a ajuda do fígado, dos rins e de outros órgãos excretores, deixando o organismo livre de toxinas acumuladas;
  2. Acelera o metabolismo: quando o sistema digestivo está debilitado, a capacidade de queimar gorduras e metabolizar os alimentos é afetada;
  3. Melhora a função cerebral: maior capacidade de concentração e foco;
  4. Reforça o sistema imunológico: pode levar à regeneração de todo o sistema imunológico e novos glóbulos brancos que têm uma capacidade mais forte de combater doenças;
  5. Rejuvenesce a pele: a reparação celular será potenciada, as toxinas serão eliminadas e a inflamação será reduzida, resultando numa pele mais lisa e radiante;
  6. Melhora a sensibilidade à insulina, o que é benéfico para o não desenvolvimento de diabetes tipo 2;
  7. Pode reduzir o crescimento de tumores e cancro: pelo processo de desintoxicação, as células ficarão livres de toxinas e, por isso, menos propensas a desenvolver um crescimento celular descontrolado;
  8. Redução do risco de desenvolver doenças cardíacas: Durante o jejum, o corpo queima o colesterol para fornecer energia ao corpo. O colesterol alto é um fator importante no desenvolvimento de diabetes e contribui para a hipertensão, que é perigosa para o coração;
  9. Equilibra os sistemas de energia: saúde e felicidade perfeitas existem quando as energias yin e yang estão em equilíbrio perfeito. Todas as doenças resultam destas energias em desequilíbrio.

Muito mais do que melhorar a sua saúde, o programa de desintoxicação “Dieta do Arroz” pode servir como inspiração para introduzir a energia de renovação na sua vida, criando as bases para qualquer mudança que deseja implementar. É um programa de desintoxicação que exige muito de si, mas que também lhe oferece muito, em apenas 10 dias!

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais