Qual a importância dos rins?

José Assunção // Março 11, 2021
Partilhar
rins
rins

Atualmente, a doença renal crónica afeta cerca de 850 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal mais de 20.000 doentes estão dependentes de diálise ou transplante.

Ser diagnosticado com doença renal pode ser um grande desafio, tanto para o doente como para quem o rodeia. O diagnóstico e o tratamento, particularmente em estados avançados desta patologia, tem um impacto nas suas vidas, interferindo na capacidade do doente – e também dos respetivos familiares e amigos – participar em atividades quotidianas como trabalho, viagens e/ou socialização, além de outros efeitos como a fadiga, a dor, a depressão e os problemas do sono.

Qual a importância dos rins?

Os rins desempenham um papel fundamental no equilíbrio do nosso organismo, pois são os responsáveis pela eliminação das toxinas existentes no sangue e pela produção da urina, de forma a manter a quantidade adequada de água corporal. São também responsáveis pelo controlo da tensão arterial, produção de glóbulos vermelhos e ativação da vitamina D para fortalecer a saúde dos ossos. 

A hipertensão arterial e a diabetes mellitus são as duas principais doenças que causam doença renal crónica. 

Como cuidar da saúde dos rins?

É importante cuidar dos nossos rins através da ingestão adequada de água, de uma alimentação equilibrada, com restrição do consumo de sal, da prática de exercício físico, evitando o excesso de peso, não fumando, reduzindo o consumo de medicamentos anti-inflamatórios e controlando a tensão arterial e os níveis de açúcar no sangue

Quais são os sinais de alarme aos quais devemos estar atentos?

As doenças renais podem ser silenciosas durante muito tempo, contudo existem sinais de alarme que devem motivar a consulta com o seu médico assistente:

  • hipertensão arterial;
  • inchaço da face e membros inferiores;
  • falta de ar;
  • redução da produção de urina;
  • dor lombar;
  • sangue na urina;
  • falta de apetite;
  • náuseas;
  • vómitos;
  • comichão. 

Viver bem com a doença renal

Embora as medidas para prevenir a doença renal e sua progressão sejam importantes, os doentes com doença renal, incluindo os que dependem da diálise e/ou transplante, e também os seus cuidadores, devem sentir-se apoiados. Por isso, é extremamente importante mudar o paradigma e, assim, inspirar confiança e esperança nos doentes e respetivos cuidadores (familiares e/ou amigos). Como? Aumentando a educação e a consciência sobre o tratamento eficaz dos sintomas, o envolvimento ativo do doente e o seu encorajamento em manter a sua participação na sociedade

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais