Receita para um ano cheio de saúde

José Santos // Janeiro 5, 2018
Partilhar
  • 156 dias de exercício físico moderado – cerca de 1 hora por dia/3 vezes por semana
  • 365 ovos biológicos (1 por dia)

  • 1825 peças de frutas e legumes – cerca de 400gr/dia ou 5 peças de fruta e legumes
  • 25 kg ou menos de carne por ano – máximo de 500gr/semana
  • QB de azeite e outras gorduras saudáveis
  • 1 ou mais saquetas de chá verde por dia
  • 100 dias de restrição calórica/jejum intermitente: 2 vezes por semana
  • 5475 minutos (ou mais) de meditação – 15m por dia já é um bom começo
  • 547,5 litros de água – cerca de 1,5L por dia

Mistura tudo com muito amor e vontade de se superar e envolve com muita amizade e com a ajuda da sua família e comunidade.

Adicione outros ingredientes a gosto

Importante ir colocando “fermento” no seu bolo de saúde – uma pitada de açúcar e carradas de bom humor (RIR faz crescer as coisas boas da vida)

Mantemos para 2018 a mesma vontade de participar na melhoria da saúde do todos vós. Relembro os pilares da nossa saúde: exercício, alimentação/hidratação, sono/repouso, gestão do stress e o ambiente social (ter um objetivo na vida é fundamental para a saúde).

Reforço que uma alimentação tendencialmente vegetariana é mais saudável para nós e para o nosso planeta – A ingestão diária de 400 gramas de fruta e legumes é muito benéfica para a saúde e a recomendação principal para uma boa alimentação. Também ajuda a diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar e ainda fornece vitaminas, minerais e fibras, tão necessárias ao pleno funcionamento do organismo.

No final de 2015, a Organização Mundial de Saúde, através da sua Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC, na sigla em inglês), classificou a carne vermelha como “possivelmente carcinogénica em humanos – com provas ainda limitadas de que o consumo de carnes vermelhas provoca cancro em humanos” e aconselhou prudência no consumo de carne processada – Reduzir, por precaução, o consumo de carne vermelha (vaca, porco, cabrito e outros animais) para valores até 500g por semana. Contudo, a dose acima da qual existe risco comprovado ainda não está totalmente definida.

A carne continua a ser considerada um alimento importante para ser incluído moderadamente na dieta humana e numa alimentação diversificada pelo seu elevado valor proteico, vitamínico e mineral. Se gostar de carne não prescinda dela, mas consuma moderadamente.

Saúde para todos e um bom ano de 2018.
José Fernando Santos
www.docnurse.pt

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais