A Apreciação - Uma forma simples de ser feliz

Rute Caldeira // Novembro 18, 2016
Partilhar

Por vezes consideramos que para existir mudanças é necessário grandes passos, mas a verdade é que uma mudança equilibrada pode começar nas mais pequenas coisas. E quando digo pequenas não lhes retiro importância, pelo contrário, elas na verdade são valiosas, elas fazem parte do verdadeiro sentido da palavra felicidade.

Saber estar grato muda-nos o foco, retira-nos a visão do que julgamos não correr bem, retira importância aos medos, às insatisfações, reduz os queixumes. Começa a observar as pessoas à tua volta, repara como as pessoas bem-sucedidas e alegres, têm sempre um espírito positivo, palavras positivas, uma atitude positiva perante a vida. Olha à tua volta, observa realmente as pessoas, vês felicidade naqueles que constantemente falam da vida como um peso, vês felicidade naqueles que dizem que nunca nada corre bem? Vês a vida correr-lhes bem? Ninguém chega ao topo de uma montanha se for o caminho todo a dizer “é impossível”, “não consigo”, essa postura deixa-nos a meio do caminho se não for antes.

A apreciação permite-nos abrir a visão, mostra-nos tudo o que já conquistámos e mostra-nos ainda que somos capazes de conquistar tantas coisas mais. Lembraste da última vez que agradeceste todas as tuas conquistas? Lembras-te da última vez que agradeceste por ver o sol? Lembraste da última vez que agradeceste por estares vivo? Lembraste da última vez que agradeceste por poder abraçar, amar, por poder ouvir os sons do mundo? Nada disto é garantido, o amanhã não existe por isso não o tenhas como dado adquirido. Agradece, viver é uma dádiva!

Saber viver é saber reconhecer que a vida é uma bênção, então começa por agradecer essa bênção todos os dias e fica consciente que faz parte da vida e da beleza da vida, as coisas gratuitas: o sol, a chuva, os pássaros, os verdes das árvores, a praia, a montanha, o mar, as cascatas, o amor, a amizade, a partilha, a união. Quando foi a última vez que agradeceste por poder viver neste planeta? Com as pessoas que te rodeiam?

Experimenta, desafio-te a todos os dias, escreveres numa folha, cinco razões pelas quais estás grato, todos os dias escolhe cinco razões diferentes, faz isto durante duas semanas, um mês, e depois observa como efectivamente, tudo à tua volta e principalmente dentro de ti, mudou para melhor.

Fotografia: “José Guerra: Pigmenta Fotografia”

Rute Caldeira

https://www.facebook.com/umadietaespiritual/?fref=ts

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais