Será que é alergia da pele?

Leonor Girão // Outubro 3, 2019
Partilhar

É frequente as pessoas recorrerem ao dermatologista por queixas de manchas, comichão e descamação, de aparecimento súbito, em várias zonas do corpo.

Será que é alergia da pele?

Na realidade, nem sempre assim é. Diz-se que há alergia quando o organismo, neste caso a pele, reage de forma exagerada e intensa a um estímulo externo, que em geral deveria ser inofensivo. Um exemplo clássico é a alergia aos metais, em particular o níquel. Deveríamos ser capazes de tolerar bem o contato com o níquel mas, em algumas pessoas, o contato repetido com objetos contendo níquel vai sensibilizar as nossas células imunitárias. Estas passam então a identificar o metal níquel como elemento estranho e inimigo, e ativam o nosso sistema de defesa imunitário numa tentativa de o eliminar. Ou seja, desencadeiam uma reação inflamatória – alergia – com aparecimento de eritema (manchas vermelhas), prurido (comichão) e descamação. Sempre que houver novo contato com a substância, o sistema imunitário “dispara”, é ativado, e a reação inflamatória de alergia aparece. É o que chamamos de “Eczema de Contato Alérgico da Pele”.

O que pode provocar alergia?

Basicamente, todas as substâncias podem causar alergias e ser mal identificadas pelo sistema imunitário. Mas, algumas são mais “alergénicas” do que outras (ou seja, têm maior potencial para causar alergia). Por exemplo, temos alergias bem definidas às tintas capilares (corantes químicos das tintas), às colas, aos perfumes, aos conservantes de cremes tópicos (como a lanolina) ou às borrachas. Também todos já ouviram falar de alergias a alimentos: quando o nosso organismo passa a identificar as proteínas de um alimento como nocivas e passa a reagir. É o caso bem conhecido da lactose, do glúten, do marisco, dos ovos e dos amendoins, por exemplo. Ou o caso das alergias a pólenes, ácaros e saliva animal. Também há alergias a medicamentos, quer na forma de comprimidos e injeções, quer na forma de creme em contato com a pele. E, claro, há a bem conhecida e grave alergia a picada de abelhas.

A alergia de contato é grave?

No geral não é, mas pode vir a ser. Se ignorarmos os sinais de alerta do nosso sistema imunitário e não evitarmos o contato com a substância alergénica, o nosso organismo vai continuar a reagir e a aumentar a reação inflamatória. Pode estender-se a toda a pele – Eczema Agudo Generalizado – com a pele muito vermelha, muita comichão, feridas da coceira e exsudativa (líquido da inflamação pelas feridas). E, pode mesmo ser tão intensa que abrange também as mucosas e os órgãos internos, com edema importante, cólicas e faltas de ar – Angioedema – e constitui uma emergência médica (tem de se ir imediatamente para as Urgências Hospitalares).

Como se diagnostica uma alergia da pele?

Essencialmente, o seu dermatologista consegue fazer o diagnóstico pela história clínica. Mas, também pode precisar de recorrer aos Testes Epicutâneos de Contacto em que adesivos com vários alergénios são aplicados na pele para estudar a reação.

E, como tratar as alergias da pele?

O mais importante, é parar o contato com a substância suspeita (óbvio, certo?). Sem isso, o sistema imunitário vai continuar a reagir e vai ser muito difícil controlar com medicamentos. São sempre medicamentos dirigidos a diminuir ou impedir a ação inflamatória da pele. Podem ser na forma de comprimidos, cremes ou loções, ou injetáveis. Vai depender da gravidade e extensão das lesões. Será o médico a avaliar o mais indicado.

Depois de tratada, a alergia acaba?

Infelizmente, não. O sistema imunitário e as suas células têm “memória” e no futuro, vão continuar a desencadear a inflamação se voltarem a “encontrar-se” com o alergénio causador. Portanto, se é alérgico a uma substância deve mesmo evitar o contacto com ela no dia a dia.

E, podemos evitar as alergias da pele?

Sim, claro. Se mantivermos a nossa pele bem cuidada, elástica, macia, sem gretas ou fissuras e sem descamação então a probabilidade de a pele vir a reagir é menor. Usar hidratante corporal diário após o banho é a melhor forma de atingir esse objetivo!

Ler mais
 

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais