Vale a pena fazer planos para 2021?

Ana Caetano // Dezembro 26, 2020
Partilhar
2021
2021

Com a aproximação deste ano novo, algumas coisas terão de ser adaptadas à realidade, seja na forma da celebração, seja na forma de pensar as resoluções de ano novo. Mas, será que vale a pena fazer planos para 2021?

Acredito que esta pergunta esteja a ser feita por milhões de pessoas em todo o mundo nas últimas semanas e que irá aumentar à medida que se aproxima a passagem do ano. O nosso poeta Fernando Pessoa diria logo: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. 

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena.”

Esta frase que entrou na sabedoria popular foi retirada da obra de Fernando Pessoa, “Mensagem”, onde ao longo de rimas e história, é celebrada a coragem dos navegadores portugueses. E relembremos que muitos morreram no Cabo das Tormentas antes de se tornar no Cabo da Boa Esperança. 

Já fez o balanço deste 2020?

Ao fazermos o balanço do ano 2020 percebemos que muitas das coisas que tomávamos por adquiridas podem mudar: andar à vontade na rua, combinar um jantar com amigos, marcar um fim-de-semana fora, a saúde e ter emprego. Talvez este seja o momento de nos dedicarmos a apreciar o que já temos e uma das resoluções de ano novo possa ser, precisamente, sentir a sensação de gratidão. Não é uma coisa para os outros, nem uma fotografia que se publica nas redes sociais, é um momento privado de consciência da satisfação em viver algo que nos proporciona bem-estar. Nesta reflexão pode estar o momento em que percebemos como é importante cuidarmos ativamente da nossa saúde física e mental, onde os momentos de descanso e a atividade física são prioridades.

Cultivar as relações com os outros é também de extrema importância: no casal, com os filhos, na família e amizades. Enviar uma mensagem só para saber como é que aquele amigo está, perguntar à nossa cara metade como se sente e estar disponível para a resposta honesta, mesmo que não seja a resposta desejada, é simples e requer apenas um pouco da nossa disponibilidade.

Este ano dedique-se mesmo às resoluções de ano novo.

Se há ano em que é importante dedicarmos tempo às resoluções de ano novo é este. Perante o desconhecido precisamos de nos equipar com aquilo que nos ajuda a enfrentar esse mesmo desconhecido. E um momento de reflexão sobre o que é importante alcançarmos pode ajudar-nos. 

E já pensou nos seus desejos para 2021?

Todos os anos, por esta altura, dedico uma sessão com cada um dos meus pacientes para pensar nos desejos de ano novo. A tarefa inclui escrever 12 desejos para o ano seguinte, coincidentes com as 12 passas e as 12 badaladas. Quanto mais explícitos forem os desejos, mais recordamos o que queremos alcançar, mais atentos estaremos a oportunidades onde seja possível concretizar o que queremos. Para os que reclamam com a extensão da tarefa, refiro que ofereço 3 e que só têm de pensar em 9. Saúde, Amor e Dinheiro, por esta ordem e tudo o resto tem condições de ser alcançado.

2021 será o ano de micro-resoluções de passagem de ano.

Em jeito de conclusão: em 2021, o mais importante será  a manutenção do nosso equilíbrio físico e psicológico que, por sua vez, nos capacitará para enfrentar a incerteza. O desconhecido inspira-nos medo, mas também pode trazer a mudança desejada. Por isso, este ano decidi oferecer um desejo novo aos meus pacientes: abordar o ano novo com curiosidade e ver o que pode aprender com o desconhecido.

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.”

“Mar Português”, Fernando Pessoa, in Mensagem

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais